O Papel de Parede Amarelo - Charlotte Perkins Gilman

Oiii! Hoje venho falar sobre um clássico da literatura feminista, que foi indicação da minha amiga Margaret, que eu adoraria que fosse colaboradora deste blog. <3
Li super rápido, trata-se de um conto curto que eu adquiri no Kindle por uma pechincha (praticamente de graça).


TÍTULO ORIGINAL: The Yellow Wallpaper
AUTORA: Charlotte Perkins Gilman
GÊNERO: Conto/Terror
EDITORA: li a versão do Kindle - e-book
ANO DE LANÇAMENTO: 1892 (publicação original)
NÚMERO DE PÁGINAS: no meu celular, 315


SINOPSE: O livro narra, em primeira pessoa, a história de uma mulher forçada ao confinamento por seu marido e médico, que pretende curá-la de uma depressão nervosa passageira. Proibida de fazer qualquer esforço físico e mental, a protagonista fica obssecada pela estampa do papel de parede do seu quarto e acaba enlouquecendo de vez.


O romance se passa no século XIX quando o marido e médico da protagonista (o nome dela não é revelado) a leva para uma casa alugada que ela adora a primeira vista. Eles ficam com o quarto que possui o tal papel de parede que ela detesta de cara mas com o passar do tempo vai se acostumando e ficando cada dia mais obcecada por ele. John insiste que ela deve ficar lá e descansar até que se cure da "depressão". Não vou descrever detalhes da evolução de sua obsessão pois esse é o grande "tchan" do livro. 

É o tipo de história que demonstra como a mulher era tratada naquela época, sem ser levada a sério e sempre dependente do marido, aceitando suas decisões sem contestar.

O conto é rápido de ler e trás uma mensagem interessante. É um livro para refletir. Ao lê-lo lembrei da Camila Melo, do blog A Bookaholic Girl, que está em uma fase de leitura sobre feminismo. Será que ela já leu???

Beijos!!!

6 comentários

  1. Reh, vi a indicação desse livro, mas não consegui ler, infelizmente, mas adorei a dica, muito obrigada! :) Adorei a resenha e fiquei curiosa para saber que "tchan" é esse ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Uma amiga me indicou também essa leitura, vou baixo-lo já no kindle! Obrigada pela dica =)

    www.bookimpressions.com.br

    ResponderExcluir
  3. - Adorei a indicação!
    Gostei muito do tema e tô querendo entrar nessa
    vibe de leituras mais feministas também, pra variar
    um pouco.

    Beijinho!

    http://vivendomilvidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom variar e se envolver com temas interessantes como esse. bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo