#Resenha - A Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson

TÍTULO ORIGINAL: The Haunting of Hill House
AUTORA: Shirley Jackson
GÊNERO: Terror (?)
EDITORA: Suma 
ANO DE LANÇAMENTO: 2018 (a história foi escrita em 1959)
NÚMERO DE PÁGINAS: 237

SINOPSEConsiderada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitores. Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural. Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão. Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.



Olá pessoal! Dessa vez eu acho que não acertei na escolha... Fui com uma expectativa e... me decepcionei. Um livro de poucas páginas que não via a hora que acabasse; eu não conseguia ler mais que 20 ou 30 por dia.

O Dr. Montague reúne um grupo de pessoas com supostas habilidades especiais para investigar os estranhos fenômenos de uma antiga mansão denominada "Casa da Colina", que fica em uma região totalmente isolada.




Para tanto, ele conta com a ajuda de Eleanor, uma mulher sofrida que, ao longo da história, vai se mostrando com perturbações mentais. Ela estabelece uma amizade com Theodora (que para mim teve um quê de atração sexual), uma mulher um tanto quanto egoísta. Tem também Lucke, que é um dos herdeiros da casa. Conforme o tempo passa, percebe-se que Eleanor vai se sentindo cada vez mais ligada à casa, sentindo que está se tornando uma extensão dela.

Só que eu não encontrei o terror nessa história. Juro que não. A autora, em alguns momentos, sugere que exista uma manifestação sobrenatural na casa mas fica a dúvida se aquilo acontece realmente ou se é imaginação dos hóspedes da casa. O desfecho da história foi um tanto quanto pesado, que só pode ser previsto pelo leitor na penúltima página do livro.

Enfim, não me agradou. Quem teve uma boa experiência com esse livro, por favor eu quero saber.

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo