TÍTULO ORIGINAL: The Price of Salt
AUTORA: Patricia Highsmith
GÊNERO: Drama
EDITORA: L&PM
ANO DE LANÇAMENTO: 2015 (primeira publicação é de 1952)
NÚMERO DE PÁGINAS: 312
SINOPSE: Therese Belivet vê Carol Aird pela primeira vez em uma loja de departamentos de Nova York, onde trabalha como vendedora. Carol está escolhendo um presente de Natal para a filha e resplandece numa aura de perfeita elegância. Observando-a do balcão, Therese está inteiramente despreparada pra o choque de uma epifania erótica e para um amor que será imediatamente condenado por todos. Pois vida de dona de casa suburbana de Carol é tão imbecilizante quanto o emprego de Therese, e ambas partem para uma jornada sem volta.
Olá pessoal, como vocês estão? Esse livro foi lido por conta do desafio Clube do Livro 2017 onde, em janeiro, teria de ser lido um livro recomendado por um amigo. Na verdade, além de recomendado ele me foi dado de presente de aniversário.
Na época de sua publicação, em 1952, a autora usou o pseudônimo de Claire Morgan e nesta obra ela aborda o tema lesbianismo ambientado na década de 50, quando, certamente, ele não era encarado com a naturalidade de hoje. Therese, às vésperas do Natal, tinha um trabalho tedioso em uma loja de departamentos quando, de repente, aparece uma linda mulher, extremamente elegante e madura, que encheu seus olhos, entretanto, Therese não entendeu logo de cara o que realmente acontecia com ela. A ideia realmente tomou forma após um jantar com Carol. Na época, Therese tinha um relacionamento confuso com Richard, com o qual ela não queria compromisso e, na verdade, o empurrava com a barriga.
Após alguns encontros, Carol e Therese resolvem fazer um viagem de carro sem destino certo, para o Oeste dos Estados Unidos. Durante essa viagem, o amor entre as duas se solidifica, e percebe-se uma doação muito maior por parte de Therese, diria até certa submissão. Pelo fato de Carol ter uma filha e estar se divorciando do marido, ela acaba não de se jogando tanto a esse amor.
Esse relacionamento delas traz grandes problemas a Carol, fazendo Therese sofrer e questionar esse amor. Para mim o final foi clichê.
Foi uma leitura rápida, porém nada tão especial que marcasse minha vida literária. A escrita da autora é fácil de compreender, apesar de algumas palavras rebuscadas que necessitaram consultas ao dicionário. Uma história "normal" apesar do tema polêmico, mesmo nos dias atuais.
Abaixo, segue o banner dos blogs que estão participando do Clube do Livro 2017 para vocês acompanharem todas as postagens!
Beijos e até o próximo post!
Oi Rê, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas bateu uma mega curiosidade pelo romance! Acho que vou tentar ver o filme tb!
Adorei o post!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Obrigada, Mi! Quero ver o filme também!
Excluirbjs
Oi Rê, que projeto legal. Clube de livro é sempre uma forma de incentivar a leitura de livros que talvez por nós mesmos, não leríamos. Eu estou em um clube também.
ResponderExcluirBeijos
Quanto Mais Livros Melhor
Oi Re!
ResponderExcluirBem interessante essa história, principalmente por ter sido escrita em uma época que o assunto não era muito falado.
Vou tentar ver o filme.
Beijos!
Books & Impressions
Também quero ver o filme, acho que complementará a leitura.
Excluirbjs
Renata arrasou na leitura, eu não conhecia esse livro! Parece ser bem interessante e diferente, acho que vale a pena conferir.
ResponderExcluirObrigada Vaneza! Pena que eu postei na data errada kkkkk mas mês que vem farei direitinho rsrs
Excluirbjs
Muito bom! Parabéns... Nunca tinha ouvido falar desse livro, assim que de quero ler essa obra.
ResponderExcluirObrigada Marcio!
Excluirbjs
Teve adaptação pro cinema não teve? Acho legal surgirem mais romances lésbicos, pq mesmo dentro das obras LGBT, o G recebe bem mais atenção! Curti o post, até o próximo!
ResponderExcluirSim, teve mas eu não assisti ainda. Obrigada pela visita!
Excluirbjs
Essa história parece muito interessante! Eu coloquei esse livro na minha listinha mas nunca comprei ele. Por ser uma leitura rápida eu fiquei com vontade ler logo!
ResponderExcluirBeijos
BlogCarolNM
FanPage
É bem interessante sim, vale a pena ser lida!
Excluirbjs
Quando assisti ao filme, esperava tão mais da história, que acabou sendo tão comunzinha :( mas parece que o livro vai pelo mesmo caminho então, achei que ele fosse ser mais elaborado, porque adorei as personagens em si, mas fiquei com a impressão de que não foram totalmente aproveitadas.
ResponderExcluirBem por aí, Simone. Mas quero ver o filme para comparar com o livro.
Excluirbjs
Pense em alguém que ama livros cliches? sou eu! amo esses livros que contam sobre viagens! mas confesso que essa de amor foi bem obvia. Pretendo ler :)
ResponderExcluirQue bom, Thay! Leia sim!
Excluirbjs
Oi Renata! Tudo bem?
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que leio desse livro e também a sinopse, só conhecia a capa por ter visto na livraria, mas não foi um livro que me interessou na época. Mas lendo sua resenha, achei a temática interessante! Me lembrou até o filme Telma e Louise, por conta das viagens! rsrsrsr
Sim, lembra Telma e Louise!
Excluirbjs
Oi Renata, tudo bem? Fiquei meio triste em saber que esse livro não foi tão bom como o esperado por você, dá uma dorzinha no coração quando isso rola né? Porém, fiquei afim de ler pelo tema que ele aborda, acredito que nunca li um livro que abordasse o tema homossexual e por que não começar por algum né? kkkkk
ResponderExcluirBeijos
Isso, acredito que seja um bom livro para começar a conhecer o tema.
Excluirbjs