Mostrando postagens com marcador Patricia Highsmith. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Patricia Highsmith. Mostrar todas as postagens

#Clube do Livro 2017 - Carol - Patricia Highsmith

TÍTULO ORIGINAL: The Price of Salt
AUTORA: Patricia Highsmith
GÊNERO: Drama
EDITORA: L&PM
ANO DE LANÇAMENTO: 2015 (primeira publicação é de 1952)
NÚMERO DE PÁGINAS: 312

SINOPSE: Therese Belivet vê Carol Aird pela primeira vez em uma loja de departamentos de Nova York, onde trabalha como vendedora. Carol está escolhendo um presente de Natal para a filha e resplandece numa aura de perfeita elegância. Observando-a do balcão, Therese está inteiramente despreparada pra o choque de uma epifania erótica e para um amor que será imediatamente condenado por todos. Pois  vida de dona de casa suburbana de Carol é tão imbecilizante quanto o emprego de Therese, e ambas partem para uma jornada sem volta.


Olá pessoal, como vocês estão? Esse livro foi lido por conta do desafio Clube do Livro 2017 onde, em janeiro, teria de ser lido um livro recomendado por um amigo. Na verdade, além de recomendado ele me foi dado de presente de aniversário.

Na época de sua publicação, em 1952, a autora usou o pseudônimo de Claire Morgan e nesta obra ela aborda o tema lesbianismo ambientado na década de 50, quando, certamente, ele não era encarado com a naturalidade de hoje. Therese, às vésperas do Natal, tinha um trabalho tedioso em uma loja de departamentos quando, de repente, aparece uma linda mulher, extremamente elegante e madura, que encheu seus olhos, entretanto, Therese não entendeu logo de cara o que realmente acontecia com ela. A ideia realmente tomou forma após um jantar com Carol. Na época, Therese tinha um relacionamento confuso com Richard, com o qual ela não queria compromisso e, na verdade, o empurrava com a barriga.




Após alguns encontros, Carol e Therese resolvem fazer um viagem de carro sem destino certo, para o Oeste dos Estados Unidos. Durante essa viagem, o amor entre as duas se solidifica, e percebe-se uma doação muito maior por parte de Therese, diria até certa submissão. Pelo fato de Carol ter uma filha e estar se divorciando do marido, ela acaba não de se jogando tanto a esse amor.

Esse relacionamento delas traz grandes problemas a Carol, fazendo Therese sofrer e questionar esse amor. Para mim o final foi clichê.

Foi uma leitura rápida, porém nada tão especial que marcasse minha vida literária. A escrita da autora é fácil de compreender, apesar de algumas palavras rebuscadas que necessitaram consultas ao dicionário. Uma história "normal" apesar do tema polêmico, mesmo nos dias atuais.

Abaixo, segue o banner dos blogs que estão participando do Clube do Livro 2017 para vocês acompanharem todas as postagens!

Beijos e até o próximo post!



Topo