TÍTULO ORIGINAL: I'm Thinking of Ending Things
AUTOR: Iain Reid
GÊNERO: Thriller Psicológico
EDITORA: Fábrica231
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
NÚMERO DE PÁGINAS: 224
SINOPSE: No romance de estréia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.
Oi pessoal! Estão bem? Acabei de terminar essa leitura e já corri para escrever sobre ela aqui no blog porque não aguentei esperar. O que eu estou sentido sobre ela ainda não consigo explicar direito mas eu tinha que escrever, até para colocar para fora e descobrir. Vai ser difícil esquecer esse livro assim como vai ser difícil escrever essa resenha. A história mexeu muito comigo, me manteve apreensiva o tempo todo e me deixou desconcertada no final.
Logo de início, você percebe que a namorada de Jake não é muito equilibrada (ela é quem narra a história e não é dito seu nome em nenhum momento). Ela, durante a viagem de carro que estão fazendo para visitar os pais dele, está pensando em terminar o namoro, mas não sabe como. Durante o trajeto, eles conversam sobre muitas coisas, Jake é um ótimo conversador, é muito inteligente, quer ser professor, então o livro nos proporciona várias passagens filosóficas.
"Nós não podemos e não sabemos o que os outros estão pensando. Não podemos e não sabemos que motivações as pessoas têm para fazer as coisas que fazem. Nunca. Não totalmente. Essa era minha aterrorizante epifania da juventude. Nós nunca conhecemos realmente alguém. Eu não conheço. Nem você." (página 186)
"Alegoria, metáfora elaborada. Não apenas compreendemos ou reconhecemos significado e validade por meio de experiência. Nós aceitamos, rejeitamos e discernimos por meio de exemplos." (página 213)
"O que podemos fazer quando não há mais ninguém? Quando tentamos nos sustentar totalmente por conta própria? O que fazemos quando estamos sempre sozinhos? Quando não há mais ninguém, nunca? O que a vida significa, então? Significa algo? O que é um dia, então? Uma semana? Um ano? Uma vida toda? O que é uma vida? Tudo significa algo mais." (página 216)
Os capítulos são alternados com outra história, que de início parece paralela à historia do casal. Em todo o livro, fiquei tentando adivinhar o que aquilo tinha a ver com os dois. Esse suspense faz você pensar mil coisas, e não querer largar o livro de jeito nenhum, até saber exatamente do que se trata. O livro é bem reflexivo, nos faz pensar e questionar nossos atos e decisões que tomamos durante a vida, e até que ponto o medo pode nos levar. Em determinado ponto da história, fica meio complicado distinguir o que é real e o que é imaginário, e o livro fica realmente sinistro.
Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo é um thriller que mergulha fundo no psicológico humano, trazendo boas reflexões, com um final surpreendente. Realmente surpreendente. Daí você pode tentar imaginar do que é capaz uma mente humana perturbada.
Leitura mais do que recomendada! Um suspense maravilhoso!
Beijos e até a próxima!!!!
Parece interessante. Vc classificaria como um terror?
ResponderExcluirhttps://verdeveggie.blogspot.com.br/
Não é um livro de terror. Ele é uma profunda análise da mente humana perturbada. E o modo como o autor faz isso é sensacional!
Excluirbjs
Olá Rê!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa quanto á ele! Parece ser um suspense bem intrigante e adoro histórias desse tipo!
Beijinho
EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO
Ro, é a sua cara esse livro! Você tem que ler!
Excluirbjs
Olá, tudo bem? Caramba, esse livro parece ser bom demais, ein?! Valeu pela dica, com certeza vou ler essa obra!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Larissa,
Excluirque bom que a resenha despertou esse sentimento em você!
bjs
Olá Renata, tudo bem?
ResponderExcluirJá conhecia esse livro, mas a sinopse não me agradou muito, afinal, não conta muita coisa. Mas após a sua resenha, estou curiosa,rs. Pretendo lê-lo em breve!
Beijos!
http://excentricagarota.blogspot.com.br
Que bom Esther!
ExcluirNão vai se arrepender!
bjs
Oi Rê, tudo bem? Eu já gostei do título do livro, chama bastante atenção! E parece ser um bom suspense, sua resenha me deixou vem curiosa <3
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Mi! É muito bom sim, leia e depois me conte o que achou!
Excluirbjs