OS ASSASSINATOS DA RUA MORGUE - 1840















Olá pessoal, como estão? Como prometido na semana passada, estou retomando a série de posts sobre os contos do livro da Darkside com uma coletânea de contos de Edgar Allana Poe. O conto de hoje é Os Assassinatos na Rua Morgue, lançado em 1840, o primeiro do grupo de contos denominado "Detetive Dupin". Esse conto influenciou personagens famosos da literatura como Sherlock Homes (de Arthur Conan Doyle) e Hercule Poirot (de Ágatha Christie).

Neste conto, o francês C. Auguste Dupin utiliza seu próprio esquema de dedução para solucionar um crime ocorrido em Paris. Ajudado por seu amigo (cujo nome não é revelado), e por meio de vários testemunhos, ele desvenda com precisão o mistério por trás dos assassinatos, o que parecia impossível, passando por cima da polícia francesa. Não posso contar muita coisa a não ser que mãe e filha foram encontradas mortas dentro da chaminé de sua casa, com estranhas marcas pelo corpo, e em uma posição para lá de esquisita. Para saber o restante, somente lendo o conto.




Esse foi um conto bem diferente dos outros que li e já expus aqui no blog. Ele não mergulha no psicológico de personagens ou possui simbolismos. É somente um mistério a ser desvendado, mas isso não tira toda a empolgação da história e nem a majestade de Poe, que, mesmo com a linguagem rebuscada da época, consegue nos envolver. O conto até agora foi o mais longo do livro.

Dessa vez não encontrei nenhum vídeo que ilustrasse o conto. Mas fica aqui a dica.

Beijos e até a próxima!!!

2 Comentários

  1. Adoro as edições da Darkside!
    Esse conto é maravilhoso, um dos meus preferidos!
    Poe é brilhante.
    Ótima dica.

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicole,
      também o acho brilhante. E a Darkside arrasa sempre!
      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...