AUTORES: Pirula/Reinaldo José Lopes
EDITORA: Harper Collins
ANO DE LANÇAMENTO: 2019
NÚMERO DE PÁGINAS: 256
SINOPSE: Em uma viagem por Eras, continentes, nascimentos e extinções, dois brasucas nerds nos convidam a um mergulho na teoria da Evolução com as mais modernas e variadas descobertas científicas já feitas na história. Com a leveza e descontração de que só quem entende do assunto é capaz, os autores Reinaldo e Pirula respondem questões das mais diversas que, de algum modo, se relacionam à teoria mais importante da biologia. Afinal, existe um elo perdido? De onde veio a nossa espécie? A humanidade está em processo de extinção? Por que irlandeses têm mais tolerância à lactose do que chineses? Por que leões matam filhotinhos? Como a Evolução explica a existência da homossexualidade? E o mais importante: sou fresco por não gostar de brócolis?
Olá pessoal!!!!! Hoje trago uma leitura que, para mim, foi uma experiência totalmente nova, não só pelo gênero mas também por ter sido feita junto com minha amiga/vizinha/leitora Margaret (já citei ela aqui no blog, pois já fizemos outra leitura conjunta). Foi muito bom pois além de ela ser uma fera e uma professora super competente, me trazendo conhecimentos pacas, o modo como fizemos a leitura ajudou a fixar mais o conteúdo. E foi por influência dela que tive vontade de ler esse livro e diversificar meus gêneros literários.
Bem, o assunto abordado é a Teoria da Evolução de Darwin, que ainda encontra resistência entre alguns. Resistência essa que vem pois mexe com ideias que adquirimos ao longo de nossa vida, vinda de pais ou da sociedade. A proposta do livro é apresentar conceitos da teoria em uma linguagem mais próxima possível da popular. Apesar de que, euzinha, não achei tão popular assim, encontrei nele termos técnicos demais em que viajei bonito. Mas ao mesmo tempo, me remeteu e fez lembrar de coisas que aprendi em aulas de Biologia no colégio.
Eles mostram alguns conceitos sociais que podem ser explicados pela evolução de nossa espécie, dentre eles o homossexualismo, que foi tema de muita discussão entre eu e minha amiga. Abordam temas atuais, tentando fazer a correlação do que acontece hoje com o que aconteceu com nossos queridos ancestrais longínquos, demonstrando nosso parentesco até com os dinossauros.
Em seu fechamento, os autores fazem uma discussão sobre o quanto evoluímos até aqui e o quanto ainda temos a evoluir, e como a mão humana interferiria nesse caminho evolutivo, tentando "modificar" a seleção natural.
É difícil escrever uma resenha sobre esse tipo de livro, especialmente para mim, que sou leiga no assunto. Não estou conseguindo passar para o texto tudo o que absorvi com essa leitura. Acredito que seja uma leitura necessária para quem se interessa pelo assunto e faz refletir sobre o que o ser humano já viveu e o que está vivendo na atualidade.
Beijos e até a próxima!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...