Mostrando postagens com marcador Marcelo Rubens Paiva. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Marcelo Rubens Paiva. Mostrar todas as postagens

#Resenha - Vamos Pensar um Pouco? - Mário Sérgio Cortella e Maurício de Sousa

TÍTULO ORIGINAL: Vamos Pensar Um Pouco?
AUTOR: Mário Sérgio Cortella (ilustrado por Maurício de Sousa)
GÊNERO: Filosofia/Reflexões
EDITORA: Cortez
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
NÚMERO DE PÁGINAS: 80

SINOPSEOs autores afirmam instigar e estimular o pensamento é nobre, ainda mais nos tempos atuais. 
Vamos pensar um pouco? Dá para notar que esse é convite muito diferente de Vamos pensar pouco? ... Esse um faz toda a diferença! 
Na vida cada um faz toda a diferença mas não basta ser apenas um; pensamos melhor quando pensamos em turma, e, melhor ainda, acompanhados da Turma da Mônica, que nos anima a pensarmos mais, com persistência e alegria, com generosidade e liberdade, com inventividade e criatividade. 
Esse é o principal motivo que juntou o desenhista (como o nosso genial Mauricio gosta de ser chamado), pai da turma, e o filósofo (Cortella), fã da turma, fazendo com que a arte da ilustração e arte da filosofia se encontrem para dialogar com quem acolhe esse convite.




Olá pessoal! Tudo certinho? A dica de hoje é filosófica. Logo que lançou esse livro eu já queria e nessa semana comprei com um mega desconto e li todinho! Juntou dois caras que admiro muito, Cortella e Maurício, meu ídolo de infância. E essa mistura não poderia dar mais certo.

O livro possui 35 reflexões sobre temas variados, por exemplo, liberdade, ética, medo... Cortella sempre deixa aquela mensagem que nos faz coçar a cabeça e pensar: "Putz, e não é que eu já agi assim? Será que estou fazendo a coisa certa?" E acompanhado dos desenhos da Turma da Mônica, que ilustram cada reflexão, é impossível não absorvê-las!




Não tem muito o que dizer sobre o livro, somente que ele tem que ser lido. Eu esperava encontrar uma linguagem mais para crianças mas não, deve ser lido, principalmente, pelos adultos. Meu filho de 8 anos, por exemplo, terá que esperar um pouco mais para ler e entender as mensagens nele contidas.

Recomendo muito! O livro é muito fofo, e não deve ser lido uma só vez. Pretendo relê-lo de tempos em tempos.

Beijos e até a próxima!!!

Ainda Estou Aqui - Marcelo Rubens Paiva

TÍTULO ORIGINAL: Ainda Estou Aqui
AUTOR: Marcelo Rubens Paiva
GÊNERO: História real/Política/Memórias
EDITORA: Objetiva (Alfaguara)
ANO DE LANÇAMENTO: 2015
NÚMERO DE PÁGINAS: 3362 (ebook para celular)

SINOPSE: Trinta e cinco anos depois de Feliz Ano Velho, a luta de uma família pela verdade Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. Em meio a dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras. Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento negro da história recente brasileira para contar - e tentar entender - o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.


Olá pessoal! Taí mais uma leitura que me fez sair da zona de conforto. Esse livro foi o envio de Dezembro da TAG Experiências Literárias que, por motivos de força maior, tive que cancelar mas, como tenho amigas que ainda assinam, elas me contam qual é o livro do mês e tento ir atrás do título para lermos em conjunto. E esse eu já tinha no meu celular, assim como tenho Feliz Ano Velho, que ainda não li.

Ainda Estou Aqui é um livro que fala de política, além de contar a dramática história da família Paiva, da qual, confesso, não conhecia. Nunca fui fã de política nem de história (era péssima no colégio) e sim, podem me condenar, mas meu conhecimento sobre a ditadura é muito superficial (apesar de ter nascido no finalzinho dela). Entretanto, não consegui ficar indiferente à esse tema após ler esse livro. Marcelo explica, sem rodeios, os horrores dessa época dramática, uma das piores da história do nosso país.



Esse é um livro que impacta e nos faz refletir. O modo como Eunice Paiva encarou toda a situação, a prisão, exílio, tortura e desaparecimento de seu marido, criando seus 5 filhos sozinha, é inspirador. Começou uma carreira aos 41 anos, lutou por seus ideais, levantou a voz para os militares e defendeu as causas indígenas. Mas também é uma história cruel, expondo esse tipo de política, contando detalhes a respeito das torturas realizadas comparando com casos recentes como o do pedreiro Amarildo, torturado em uma UPP (Unidade Política Pacificadora) em 2013.

Fiquei feliz em ter iniciado (e concluído) essa leitura que me fez aumentar mais um pouco meu pequeno rol de leituras de autores nacionais. Com certeza Feliz Ano Velho vai entrar para minha lista. Livro recomendadíssimo e obrigatório! E preparem os lencinhos para tanto drama!

Beijos e até a próxima!
Topo