Eu Sou o Mensageiro - Markus Zusak

TÍTULO ORIGINAL: The Messenger
AUTOR: Markus Zusak
GÊNERO: Ficção/Romance
EDITORA: Intrínseca
ANO DE LANÇAMENTO: 2007
NÚMERO DE PÁGINAS: 320

SINOPSE: Seu emprego: taxista. Sua filiação: um pai morto pela birita e uma mãe amarga, ranzinza. Sua companhia constante: um cachorro fedorento e um punhado de amigos fracassados.
Sua missão: algo de muito importante, com o potencial de mudar algumas vidas. Por quê? Determinado por quem? Isso nem ele sabe.




O livro conta a história de Ed, um garoto de 19 anos, que mora no subúrbio, sozinho, pois seu pai alcoólatra faleceu e sua mãe o despreza. Seus irmãos são todos bem sucedidos ao contrário dele, que mentiu a idade para conseguir trabalhar como motorista de táxi e residir numa espelunca. Ed se sente um fracassado, sem saber qual rumo tomar e então, vai vivendo desse jeito, levando as pessoas para lá e para cá, e jogando carteado com seus amigos Marv, Ritchie e Audrey.


"Taxista. Vagabundo das redondezas. Modelo de mediocridade. Um desastre sexual. Péssimo jogador de cartas. E agora, pra completar, imã que atrai merda." (página 124)


Mas a vida de Ed começa a mudar após um assalto que ocorreu no banco onde estava com seus amigos. Após discutir com o assaltante mas felizmente se safar, recebe em casa uma carta de baralho com alguns endereços e então deve descobrir o que fazer com essas informações.


Li algumas opiniões negativas sobre esse livro mas eu simplesmente amei. Uma história que nos faz refletir sobre qual o nosso papel nessa vida. Para que estamos aqui senão para tentarmos ser pessoas melhores e evoluir? Esse livro me tocou fundo afinal já tive 19 anos como Ed e me questionava o que faria da vida, e se o que eu estava fazendo até aquele momento estava certo ou não, se valeria a pena.

Foi um livro que me prendeu bastante e de fácil leitura. Markus Zusak tem uma escrita tranquila de se entender e o certo humor que ele incorpora na história só torna o livro melhor. Eu não li A Menina Que Roubava Livros (só assisti ao filme) então não tenho como comparar mas eu adorei o modo de escrever do autor.



O final da história é cativante e só fez me apaixonar pelo protagonista e pela forma como ele encarou o desafio que lhe foi dado. Recomendo muito a leitura, porque, em alguns aspectos, esse livro me fez mudar o modo de ver a vida.

Beijos e até a próxima!

4 comentários

  1. Nossa, o enredo é bem impactante, gostei bastante e achei super interessante.
    Ed tem uma história bem forte e triste.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  2. Oi re! Estou com esse livro na estante e agora depois de ler sua opinião eu estou empolgada para ler!
    Beijinho
    eventualobradeficcao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, eu também fiquei com ele muito tempo na estante, acho que mais de 1 ano, pois acabava sempre lendo lançamentos ou suspense que é meu gênero predileto. Não me arrependi de ter escolhido esse! Valeu a pena!
      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo