#Resenha 29/2020 - Médico de Homens e de Almas - Taylor Caldwell

TÍTULO ORIGINAL
: Dear and Gloreous Physícian
AUTORA: Taylor Caldwell
GÊNERO: Romance
EDITORA: Record
ANO DE LANÇAMENTO: a primeira publicação é de 1958
NÚMERO DE PÁGINAS: 700

SINOPSEA Bíblia apresenta São Lucas como o médico de coração generoso, bem instruído e autor de um dos Evangelhos e do Livro de Atos. Lendas antigas o descrevem como uma pessoa a quem são atribuídos milagres e prodígios antes mesmo de sua conversão ao cristianismo. Taylor Caldwell combina estas duas imagens de um dos homens mais importantes da igreja cristã primitiva, caracterizado pela constante preocupação com o sofrimento de enfermos, oprimidos e pobres.



Olá pessoal!!! Depois de um "longo e tenebroso inverno" aqui estou de volta! Foram 42 dias para concluir a leitura desse livro que me instigou pelo título e não me decepcionou. A vida está atrapalhada e o tempo para ler, super curto.

Médico de Homens e de Almas conta a história de São Lucas, um dos apóstolos de Jesus Cristo. A autora demorou quarenta e seis anos para escrevê-lo. Ela conta, no prefácio, que desde a primeira infância, Lucano obcecou sua mente pois ele foi o único apóstolo que não era judeu e jamais viu Jesus Cristo. Tudo o que está escrito em seu Evangelho foi adquirido por meio de pesquisas, ouvindo testemunhas, os discípulos, outros apóstolos e a Mãe de Jesus.

A história mostra a vida de São Lucas desde a infância até sua busca pelos passos de Jesus Cristo após ter se tornado médico e muito viajado a várias partes de mundo ajudando os necessitados.

Quando criança, Lucano amava o "Deus Desconhecido", como era chamado pelos gregos, chegando a ficar em estado de graça após suas orações e meditações. Mas quando algo de muito ruim acontece em sua vida, ele começa a culpar esse Deus pelas desgraças que aconteciam com as pessoas e a questionar o porquê desse Deus as punir se ele é tão bom, e então começa a rejeitar Sua existência. Só que algo de muito inesperado e bom acontece na vida de Lucano e, a partir daí, ele começa a acreditar Nele novamente e sai em busca de informações sobre Jesus, o filho de Deus, começando a escrever seu Evangelho.





A parte mais emocionante do livro é quando Lucano encontra com Maria, mãe de Jesus, que relata a ele detalhes de Sua infância, do amor de José, seu esposo, pelo menino e sobre os brinquedos que fazia para Ele, do encontro de Jesus com Satanás, que tenta seduzi-lo a esquecer a humanidade. Ela também detalha seu encontro com o Arcanjo Gabriel, que anuncia que ela será mãe do filho de Deus.

A autora também explora detalhes da vida de outros personagens bíblicos. Cita Saulo de Tarso, cujo história somente eu tive contato no livro Paulo e Estevão, que era um homem arrogante e frio e, assim como Lucano, rejeitava o Messias e somente passou a acreditar Nele quando teve a visão.

Várias são as passagens emocionantes desse livro: quando Lucano vê a estrela que anuncia o nascimento de Jesus, quando ele perde sua amada, quando ele começa a aprender os dons da medicina com seu mestre e ainda, as curas que eles faz sem explicação racional, quando ele ainda rejeitava a Deus (são os milagres atribuídos a São Lucas).

É uma leitura que vale muito a pena, independente de religião. A história é ficção mas, devido a narrativa extremamente detalhista da autora, acabamos achando que é verdade pois todos os personagens dela realmente existiram.

Livro mais do que recomendado!

Beijos e até a próxima!!!!!

2 comentários

  1. Olá Renata :)
    Desde pequena que ouço falar no apóstolo São Lucas, mas a verdade é que nunca questionei realmente quem era o homem por detrás de alguns dos versículos mais famosos da bíblia. O que ele fazia? Porque ele se interessou tanto por um homem que nem chegou a conhecer (Jesus Cristo)? Porque ele acreditava tão piamente em Deus? Esse livro, mesmo não sendo verídico, parece ser muito interessante!
    Beijo

    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sónia! É muito bom sim, vale a pena a leitura! Eu adorei!
      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo