TÍTULO ORIGINAL: O Sorriso da Hiena
AUTOR: Gustavo Ávila
GÊNERO: Suspense
EDITORA: Independente (li em ebook a edição anterior à da Ed. Verus)
ANO DE LANÇAMENTO: 2015
NÚMERO DE PÁGINAS: 304
SINOPSE: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?
Olá pessoal! A resenha de hoje é da literatura nacional. Um livro que eu não havia lido a sinopse (eu quase nunca leio) mas várias pessoas recomendaram. Estava lendo em paralelo com os outros três da lista: Wytches, Jogo Perigoso e Edgar Allan Poe), por isso demorei 10 dias para terminar, mas, se tivesse lendo somente ele, facilmente eu devoraria em 3 dias, no máximo...
Até que ponto pode chegar a crueldade do ser humano? Como um trauma abala o psicológico e influencia a vida de uma pessoa? Até onde alguém pode chegar para conseguir o que quer? Esse livro conseguiu me deixar de boca aberta. Uma história extremamente impactante e cruel. E muito bem construída.
David que, aos 8 anos, assistiu ao brutal assassinato dos pais decide, para desenvolver um estudo sobre a maldade humana, fazer a mesma experiência com outras crianças. Só que, para isso, precisará contar com a ajuda de William, um renomado psicólogo, que desenvolve um trabalho excelente com crianças. William, por sua vez, se vê dividido entre questões morais, o que o afeta bruscamente: ele recusa o pedido de David e evita que pessoas percam a vida ou aceita visto que, com esse estudo, pessoas podem ser ajudadas, impedindo que surjam acontecimentos similares?
O responsável pela investigação dos crimes é o detetive Artur, um policial que possui Síndrome de Asperger, o que limita seus relacionamentos sociais, faz com que entenda tudo ao pé da letra (confesso que em algumas passagens eu ri muito com Artur) mas o detetive se mostra de uma inteligência superior, sendo um dos melhores tiras seu distrito. Não posso escrever mais senão seria spoiler.
Fiquei muito satisfeita com a leitura. O autor, em seu livro de estréia, conseguiu me envolver totalmente, construiu uma história bem amarrada, com personagens complexos e peculiares. Conseguiu mostrar o quanto o ser humano pode ser cruel. Recomendo muito!
Beijos e até a próxima!!
Me deixou com bastante vontade de Ler...Parabéns amiga...bjsss
ResponderExcluirLeia... muito bom!
Excluirbjs
Oies! EU SABIA QUE VC IRIA GOSTAR hahaha Bjos
ResponderExcluirAmei!!!
Excluirbjs