#Quando dá vontade de escrever - Manutenção do afeto




Conversando com uma amiga há uns dias ela me disse algo que ficou martelando na minha cabeça, não exatamente com essas palavras, mas com essa ideia: Há demonstração, mas não manutenção do afeto.

Daí, leio isso hoje:

"A manutenção do amor exige um cuidado maior. Qualquer palerma se apaixona, mas é preciso paciência para fazer perdurar uma paixão. O esforço de fazer continuar no tempo coisas que se julgam boas — sejam amores ou tradições, monumentos ou amizades — é o que distingue os seres humanos." (Miguel Esteves Cardoso)

A manutenção do afeto é fundamental para a continuidade de um relacionamento. Demonstrar aquela atenção genuína, que vem naturalmente, que está no cuidado com a outra pessoa, na preocupação com o seu bem-estar. Está no olhar, no jeito de tocar, no cuidado ao falar, nos elogios sinceros, na atenção ao escutar.

Quem ama, quer permanecer. Só que cada pessoa tem sua personalidade, sua essência, e aí é que está o desafio. O amor não é egoísta, portanto quem ama, quer ver o outro feliz e faz de tudo para isso. Só que para uns, demonstrar afeto é fácil e prazeroso, para outros, nem tanto.

E você, está fazendo seu ser amado, feliz?

7 comentários

  1. Verdade. Um velho ditado diz que o diabo está nos detalhes, mas parece ser, que na verdade, está na manutenção....

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!!!
    Andei meio sumida e deixei de escrever no blog por um tempo... fiquei pensando no que você escreveu e realmente a manutenção faz toda a diferença... se a gente não tempo para se dedicar à algo com amor, então não vale a pena! Mas, estou feliz por ter retornado!
    Lindo texto, te aguardo novamente no meu cantinho!
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro!!! Que bom que voltou!!!! Pois é menina... tem gente que não se atenta a esse tipo de coisa e acha que não é necessária. Daí perde.
      Com certeza voltarei a seu cantinho. Nossas afinidades literárias não podem ser deixadas de lado e tem que ser mantidas!
      Beijo enorme lindona!!!!

      Excluir
  3. Olá
    Eu acredito que muitos relacionamentos acabam porque as pessoas acreditam que, uma vez conquistado, o ser amado não precisa mais de cuidado. Eu acredito que amar é uma escolha que fazemos todos os dias e eu gosto de cuidar daquilo que amo, gosto de demonstrar meus sentimentos. Existem muitas pessoas que não são de demonstrar afeto, mas existem diversas formas de demonstrar. Enfim, temos que manter o amor sempre aceso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo