#Resenha - A Condessa Sangrenta - Alejandra Pizarnik

TÍTULO ORIGINAL: La Condesa Sangrienta
AUTORA: Alejandra Pizarnik
EDITORA: Tordesilhas
ANO DE LANÇAMENTO: 2011
NÚMERO DE PÁGINAS: 60

SINOPSENovela de terror inspirada na vida da condessa húngara Erzébet Báthory, condenada pelo assassinato de 650 jovens mulheres com requintes de crueldade.Vários dos tormentos aos quais as jovens foram submetidas são descritos no livro. Primeira obra da autora publicada no Brasil. Posfácio de João Silvério Trevisan (autor de Ana em Veneza e Devassos no Paraíso). Belíssimas ilustrações do argentino Santiago Caruso.



Literatura Argentina. Esse foi um empréstimo da minha amiga Margaret (aqui vai o Instagram dela: @lendo.e.acontecendo, ela tem várias resenhas lá) que me deixou muito mexida. O livro é lindo, fiquei impressionada com o trabalho da editora. Para quem curte uma história baseada em fatos reais e cheia de ilustrações macabras, esse é um prato cheio!!!




Erzsébet Báthory é uma condessa húngara que espalhou uma onda de terror nas mulheres do século 17. Ela tinha um desejo compulsivo (e sexual) por sangue e queria permanecer jovem e bela pelo máximo de tempo possível. Muito cruel, ela ficou conhecida por seus métodos de tortura que são detalhadamente descritos no livro. Erzsébet arrumou uma companheira, Anna Darvulia, para seus atos criminosos após ficar viúva (nessa passagem deixa no ar sobre a sexualidade da condessa) e conta também com duas velhas criadas, Dorko e Jó Ilona.

Em 1610 começam as investigações sobre os assassinatos cometidos pela condessa e, em 1611, ela é condenada a prisão em seu castelo de Csejthe (nome impronunciável, que eu adotei como X rsrsrs), onde vive por mais 3 anos.




A Condessa Sangrenta é uma obra pesada, que mostra a violência nua e crua cometida por essa pessoa insana. São atos de sadismo e loucura, lembrando até o filme "Jogos Mortais", devido aos métodos utilizados por ela para matar suas vítimas.

É uma bela obra, com uma edição primorosa, apesar de a autora focar na descrição das crueldades cometidas mais do que em situar o leitor a respeito da figura da condessa.

Beijos e até a próxima!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo