#Resenha 30/2020 - A Outra Volta do Parafuso - Henry James

TÍTULO ORIGINAL
: The Turn of the Screw
AUTOR: Henry James
GÊNERO: Terror
EDITORA: Penguin Companhia
ANO DE LANÇAMENTO: 1898 (minha edição é de 2015)
NÚMERO DE PÁGINAS: 200

SINOPSEA outra volta do parafuso conta a história da jovem filha de um pároco que, iniciando-se na carreira de professora, aceita mudar-se para a propriedade de Bly, em Essex, arredores de Londres. Seu patrão é tio e tutor de duas crianças, Flora e Miles, cujos pais morreram na Índia, e deseja que a narradora (que não é nomeada) seja a governanta da casa de Bly. Ao chegar a Essex, a jovem logo percebe que duas aparições, atribuídas a antigos criados já mortos, assombram a casa. O triunfo íntimo da protagonista, mais que desvendar o mistério de Bly, consiste em vencer o silêncio imposto pela diferença de condição social entre ela e seus pequenos alunos.



Olá pessoal! Hoje venho com um clássico que, depois de informada pela minha amiga Vivi, fiquei sabendo que vai inspirar a sequência da série A Maldição da Residência Hill, na Netflix, e se chamará A Maldição da Mansão Bly. É um livro aberto a várias interpretações e pode levantar discussões.

A história é narrada por uma jovem governanta que é contratada para cuidar de um casal de irmãos, Flora e Miles, em uma mansão isolada, na Inglaterra. Quem a chama é o tio das crianças e percebemos uma relação estranha entre eles pois ele diz à jovem que não quer ser informado do que acontece com os pequenos e não quer ser perturbado. Com o passar dos dias ela percebe que a casa e as crianças são rondadas por dois estranhos que, mais tarde, ela descobre serem dois antigos empregados da casa, Jessel e Peter Quint.

Desde o início fica claro que algum segredo ronda as crianças e seus antigos cuidadores mas, apesar disso ficar o tempo inteiro no ar, nada é dito a respeito. Só se sabe que algum mal aconteceu naquela casa com aquelas crianças. A princípio, me pareceu abuso sexual mas quem sabe? Fica a critério do leitor a interpretação. Dá uma certa agonia estar quase perto de saber do que se trata mas nunca chegar lá...





A jovem governanta (cujo nome não é dito) sabe ou desconfia de algo. A outra ajudante, a Sra. Grose, sabe mais ainda, porém tudo somente é insinuado. As crianças também tem ciência de que as duas adultas sabem de alguma coisa. Só que nada é revelado... talvez pela época na qual foi escrito. A relação da jovem governanta com as crianças é estranha. Com Miles principalmente, é muito ambígua, as falas das crianças com ela são muito adultas.

As últimas páginas são de extrema tensão, quando a governanta leva tudo às últimas consequências para tentar arrancar de Miles o tal segredo. No final, eu não consegui chegar a uma conclusão: trata-se de uma história de fantasmas, de abuso sexual ou somente a narrativa de uma pessoa surtada?

Bem... leiam e me contem. Espero que a série seja clara na interpretação para nós não ficarmos com cara de "ué" no final.

Só um adendo: lendo notícias sobre a continuação da Maldição na internet, me deparei com a notícia de que A Maldição da Residência Hill foi baseada no livro de Shirley Jackson, A Assombração na Casa da Colina, cuja resenha fiz aqui. Não gostei do livro mas amei a série.

Beijos e até a próxima!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo