#Resenha 32/2020 - Todo o Tempo do Mundo - Maurício Gomyde

TÍTULO ORIGINAL
: Todo o Tempo do Mundo
AUTOR: Maurício Gomyde
GÊNERO: Romance/Fantasia
EDITORA: Astral Cultural
ANO DE LANÇAMENTO: 2018
NÚMERO DE PÁGINAS: 352


SINOPSEE se você um dia descobrisse que viaja ao passado toda vez em que fica muito feliz? E que vai ao futuro toda vez em que fica muito triste? Pois isso é o que acontece com Vitor Pickett.
Tudo começou na noite em que ele beijou Amanda, e Vitor nunca teve chance de descobrir se aquilo é dádiva ou maldição, porque, ao fim daquela festa, Amanda foi embora para outro canto do mundo, para nunca mais voltar.
Vinte anos depois, ele é um recluso dono de vinícola numa cidadezinha do Sul do Brasil, e acha que ela morreu num atentado; Ela, entretanto, é casada e gerente da livraria mais bonita do mundo, em Buenos Aires.
Mas um reencontro inesperado poderá mudar tudo. Vitor entenderá por que viaja no tempo? Amanda revelará que não é quem ele sempre imaginou? Aquele amor renascido será mais poderoso do que tudo que os separa?
As respostas dependerão de Vitor subverter a lógica insana de seu corpo e conseguir alterar um fato do passado. Porque, se é verdade que quando a primeira lágrima desce do olho esquerdo, o choro é de tristeza, e quando desce do direito o choro é de felicidade, aquele poderá ser o sinal mais poderoso de suas vidas...



Olá pessoal! O que é felicidade genuína para você? Não é uma pergunta muito fácil de responder e ela é feita várias vezes durante essa história.

Nesse romance nacional temos uma história que, para mim, teve a ideia inspirada em um filme... no final eu digo qual é. Isso se vocês não adivinharem antes de terminar de ler a resenha...

Temos aqui Vitor, conhecido como Príncipe do Espumante, que possui uma vinícola no sul do Brasil, mais precisamente em Via Vêneto, próximo a Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Vitor tem uma peculiaridade: ele consegue viajar no tempo. Como? Ele descobriu esse "dom" quando conheceu Amanda na adolescência, que veio a se tornar seu grande amor, e, quando deram o primeiro beijo, ele retornou àquela cena várias vezes. Então descobriu que, uma grande alegria, o fazia retornar no tempo. Mas também descobriu que, uma grande tristeza, o fazia avançar nas horas, talvez para poupá-lo de mais sofrimento. Sua primeira viagem avançando no tempo foi no mesmo dia, quando descobriu que Amanda se mudaria para um país distante e não voltaria a vê-la.





O tempo passou e Amanda casou-se com um deputado de Buenos Aires, mas não é nem um pouco feliz. Tem uma relacionamento abusivo e o que mais quer é ficar longe do marido, o que a faz mergulhar em seu trabalho, gerente da livraria mais bonita do mundo.

Ambos recebem um  convite para uma festa de vinte anos de formados da turma da escola. Eles não veem motivo para ir mas mesmo assim, comparecem. Como será esse reencontro dos dois?

A história se desenrola entre Buenos Aires e Via Vêneto, com viagens no tempo de Victor, que não tem controle sobre elas e não sabe porque acontecem. É uma história de amor linda, marcada desencontros. A narrativa intercala entre Vitor e Amanda, o que faz com que o leitor sinta o ponto de vista de cada personagem e seus conflitos e sofrimentos ao longo da vida, até seu reencontro.

A história é encantadora, a viagem no tempo é um ingrediente perfeito para dar um "tchan" nesse romance. Ao final do livro, achei uma semelhança com o filme Questão de Tempo, onde o personagem principal tem o dom de viajar no tempo e usa isso para encontrar a mulher amada.

Não foi uma leitura surpreendente mas foi muito prazerosa. Rápida e fluida, Maurício Gomyde conseguiu passar para o leitor uma sensação muito boa, de aquecer o coração.

Antes de terminar, aqui vão duas frases sobre felicidade que gostei muito, e constam do livro:

"Felicidade é ter certeza de que as pessoas que a gente ama estarão para sempre ao nosso lado."

"Felicidade é uma sequência de segundos que a gente deseja que dure pela eternidade."

Beijos e até a próxima!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo