#Resenha - O Menino Feito de Blocos - Keith Stuart

TÍTULO ORIGINAL: A Boy Made of Blocks
AUTOR: Keith Stuart
GÊNERO: Romance
EDITORA: Record
ANO DE LANÇAMENTO: 2016
NÚMERO DE PÁGINAS: 378

SINOPSEUma história sobre um pai e seu filho autista, e sobre um jogo que mudou suas vidas. Alex ama sua família, mas tem dificuldade em se conectar com Sam, o filho autista de oito anos. A tensão crescente da rotina leva seu casamento ao ponto de ruptura. Jody não aguenta mais o marido ausente e que pouco participa da vida do filho. Então Alex vai morar com o melhor amigo, e passa a dormir no colchão inflável mais desconfortável do mundo. Enquanto Alex enfrenta a vida de homem separado, cumpre a função de pai em meio-expediente e é confrontado com segredos de família há muito enterrados, seu filho começa a jogar Minecraft. E o que acontece depois disso é algo que nem Alex, nem Jody, nem Sam poderiam imaginar. Inspirado no relacionamento do autor com seu filho autista, O Menino Feito de Blocos é um livro emocionante, engraçado e verdadeiro sobre o poder da diferença e sobre um menino para lá de especial.



Oi pessoal! Resolvi mudar um pouco o gênero, pois vinha lendo muitos suspenses e thrillers seguidos e não me arrependi nem um pouco de ter escolhido O Menino Feito de Blocos. Entrei em um universo totalmente desconhecido para mim e terminei esse livro muito mais leve e entendendo um pouco sobre o que é o autismo.

Alex é uma pessoa que sofre muito por ter perdido seu irmão quando criança e por se sentir culpado pela sua morte. E essa culpa acaba interferindo em seu relacionamento com seu filho Sam, diagnosticado como autista de alto grau. Por não conseguir enfrentar as atitudes do filho pelas suas mínimas insatisfações e medos, ele acabou mergulhando de cabeça em seu trabalho, uma maneira de se manter afastado deixando a esposa, Jody, sobrecarregada na luta diária com Sam. E é lógico que isso culmina em uma separação "temporária" dos dois, proposta por Jody. Com isso, Alex vai morar com seu amigo Dan, solteirão, que tem uma vida confortável e completamente diferente da de Alex.




E com esse distanciamento da sua casa, o maior desafio de Alex está em começar a entender seu filho, e como lidar com ele, pois somente isso o fará se reaproximar de Jody novamente. Mas, se desgraça pouca é bobagem, algo acontece na vida de Alex que o faz com que fique a maior parte de seu tempo no apartamento do amigo e com isso, descobre, em um jogo de Xbox, um aliado fortíssimo na aproximação com Sam, o Minecraft. E nesse envolvimento, Sam começa a vencer seus medos e demonstrar uma inteligência fora do comum.

Eu realmente AMEI esse livro. Com leveza e bom humor, o autor, que tem um filho autista, construiu maravilhosamente o envolvimento de Alex e Sam, demonstrando um pouco do que é ser autista e do modo que eles tem de sentir o mundo. Daí você percebe o quão bobos, nós, os não autistas, somos. Eles tem uma sensibilidade um milhão de vezes maior que nós, os ditos, NORMAIS. Normais em que sentido??? (fica a pergunta)

O fechamento da história nos deixa uma mensagem de superação, de amor e de amizade verdadeira. Eu gostaria de uma amizade assim como a de Dan e Alex.

Livro mais do que recomendado! Uma leitura que nos mostra, com bom humor e emoção, que a vida deve ser vivida com leveza.

Beijos e até a próxima!!!!

3 comentários

  1. Oi Rê!
    Amei saber mais sobre esse livro 🙂
    Já tinha visto a capa, mas não sabia do que se tratava. Acho ótimo esses livros que nos ensinam mais o que é autismo e como lidar com isso. Gostei bastante e com certeza lerei.
    Parabéns pela resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo