#Resenha - Origem - Dan Brown (e aniversário do blog!)

TÍTULO ORIGINAL: Origin
AUTOR: Dan Brown
GÊNERO: Ação/Suspense
EDITORA: Arqueiro
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
NÚMERO DE PÁGINAS: 432

SINOPSERobert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".
O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana:

De onde viemos? Para onde vamos?

Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.
Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.
Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.


Olá pessoal! Estou muito feliz pois hoje o blog completa 2 anos de existência!!!! Até hoje só tive boas experiências, fiz novos amigos e aprendi muitas coisas sobre o mundo literário. Esse cantinho é minha fuga do mundo real e me sinto muito bem quando estou por aqui e trabalhando nele. Às vezes penso que estou escrevendo só para mim, mas quando recebo retorno (mesmo que pouco) me surpreendo e vejo que estou errada. Agradeço a todos que dão pelo menos uma passadinha e deixam um recadinho, ou não... rsrs




Vamos à resenha então? Pois é, eu li Origem, o quinto livro da série de Robert Langdon, o professor que usa relógio do Mickey Mouse. Muita gente está dizendo que esse não é o melhor livro de Dan Brown, que as expectativas não corresponderam à realidade, que o final prometeu muito e decepcionou.... e eu concordo.

A história gira em torno da origem da vida e como ela termina. De onde viemos? Para onde vamos? O futurólogo Edmond Kirsch diz ter descoberto as respostas a estas perguntas e decide divulgá-las em uma apresentação no Museu Guggenheim de Bilbao, num evento só para convidados, mas que seria transmitido para milhões de expectadores. Porém antes, ele consulta três autoridades religiosas, o bispo católico e conselheiro do rei da Espanha, Antonio Valdespino, o rabino Yehuda Köves e um imã muçulmano, Syed al-Fadl, que ficam aterrorizados com a descoberta, que poderia destruir religiões.

Masssssss, durante a apresentação, Edmond é assassinado por uma pessoa que foi adicionada à lista de convidados na última hora pela diretora do museu, Ambra Vidal, que também é noiva do príncipe espanhol. Langdon, que era convidado de honra, fica chocado com a morte de seu ex-aluno e, a partir daí, passa a ter como seu objetivo maior, liberar essa descoberta que alguém estava tentando impedir de ser divulgada.




A trama se desenrola entorno da necessidade de Langdon, com a ajuda da noiva do príncipe espanhol, em divulgar o que Edmond foi impedido. Demorei demais para ler esse livro (foram 13 dias) e achei que, para isso, foram muitas descrições desnecessárias, que encheram linguiça e aumentaram o número de páginas. Li várias resenhas cujos autores disseram ter adivinhado o responsável por toda essa confusão já na metade do livro. Fiquei mega triste porque eu somente descobri no final mesmo hahahaha

Sou muito fã do autor mas esse livro ficou atrás em relação aos outros no quesito ação, pois não tem aquele ritmo alucinado que as outras histórias tiveram. Também achei que todo o mistério criado em volta da descoberta de Edmond, a enrolação até sua revelação, não valeram a pena por ela. Quando vocês lerem, vão entender. Entretanto o livro nos traz uma reflexão sobre o futuro da humanidade, e isso eu achei bem bacana.

Acho que a leitura deve ser feita sim, o livro não é ruim mas, como já disse, não é o melhor de Dan Brown.

Beijos e até a próxima!!!!

2 comentários

  1. Oi Rê, tudo bem? Lá no blog quem leu foi uma colaboradora e ela curtiu bastante, que pena que vc achou enrolado, esse tipo de coisa tb me incomoda, mas ainda assim estou bem curiosa com o livro.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo