Olá pessoal! Finalmente um post sobre mais uma leitura terminada! Essa foi mais uma experiência proporcionada pela TAG Experiências Literárias, que, dessa vez, não me foi muito agradável, infelizmente... Vamos lá.

TÍTULO ORIGINAL: Paddy Clarke Ha Ha Ha
AUTOR: Roddy Doyle
GÊNERO: Romance irlandês
EDITORA: Estação Liberdade
ANO DE LANÇAMENTO: 1995
NÚMERO DE PÁGINAS: 288

SINOPSE: (leia aqui)


Bom... como começar essa resenha? Foi minha primeira experiência com um escritor irlandês. O romance é narrado em primeira pessoa, por uma criança chamada Patrick Clarke, de 10 anos de idade, que viveu nos anos 60 na Irlanda. Demorou para eu acostumar com a narrativa da história que, por ser de uma criança de 10 anos, era totalmente confusa, assim como são os pensamentos de uma criança, derramados e, na maioria das vezes, sem sentido. A história narra os fatos corriqueiros da vida de Paddy, que mora com seus pais e mais 3 irmãos: Francis (Simbad), Catherine e Deirdre.

O conflito principal do livro é a demonstração da preocupação de Paddy com seus pais, e sua dificuldade em lidar com as brigas constantes entre eles. O menino acha que pode controlar a situação, em certos momentos se vê obrigado a apaziguar as brigas, mas sofre por perceber que não pode fazer nada.

Eu juro que tentei gostar mais desse livro, de verdade. Só que não foi uma leitura muito prazerosa, eu não sentia vontade de retomá-la, tanto que demorei 9 dias para terminá-lo. Na verdade, eu só acabei pois estava lendo concomitante com mais duas amigas, e no decorrer da leitura, íamos comentando sobre ela. Está difícil até escrever essa resenha... :(  

No fórum de discussão da TAG de setembro no Fabebook teve gente que amou, teve gente que odiou, gente que abandonou a leitura, gente que terminou por obrigação. 

Recomendo a leitura? Difícil... depende do momento pelo qual você está passando. O livro passa sua mensagem mas, como disse uma amiga, acho que esse não foi o meu momento certo para ler essa história.

Beijos e até a próxima!!!

2 Comentários

  1. Quero muito ler e realmente é difícil lidar com brigas constantes entre os pais, quero muito ler o título. ♥
    Art of life and books..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...