ÚLTIMAS RESENHAS

O Amante Japonês - Isabel Allende

4.12.16

TÍTULO ORIGINAL: El amante japonés
AUTORA: Isabel Allende
GÊNERO: Romance/Ficção chilena
EDITORA: Bertrand
ANO DE LANÇAMENTO: 2015
NÚMERO DE PÁGINAS: 294

SINOPSE: Em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos nazistas, os pais de Alma Mendel, de oito anos, resolvem mandá-la para São Francisco para viver em segurança com uma tia e um tio, os Belasco, em sua opulenta mansão. Lá, com o mundo em guerra, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família. Despercebido por todos ao redor, um caso de amor começa a florescer. Depois do ataque a Pearl Harbor, no entanto, os dois são cruelmente separados. Ichimei e milhares de outros japoneses são declarados potenciais inimigos e transferidos compulsoriamente para campos de concentração geridos pelo governo dos Estados Unidos.
Décadas depois, Alma está chegando ao fim de sua longa e movimentada vida. Irina Bazili, uma enfermeira com assuntos pendentes quanto o próprio passado, conhece a mulher idosa e seu neto, Seth, na encantadora e excêntrica casa de repouso Lark House, onde trabalha cuidando dos anciãos. Irina e Seth dão início a uma amizade e, juntos, descobrem uma série de presentes  e cartas misteriosas enviadas para Alma, trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos. Varrendo através do tempo e abrangendo diferentes gerações e continentes, "O Amante Japonês" explora questões de identidade, abandono, redenção, e o impacto incognoscível do destino em nossas vidas.

Oi leitores! Mais uma leitura finalizada, dessa vez mudando de gênero e saindo um pouco das histórias de suspense e terror em que eu me encontrava mergulhada. Foi o primeiro livro da chilena Isabel Allende que li, e me apaixonei pela escrita da autora.

Me emocionei muito com a história de Alma e Ichimei, um casal incomum para sua época. A história tem como pano de fundo a 2ª Guerra Mundial e é contada dos anos 20 até os dias atuais.


A autora trata de temas como homossexualidade, preconceito racial, abuso sexual o que pode a tornar uma obra polêmica. Discorre também, com extrema delicadeza mas de forma nua e crua, sobre o envelhecimento, mostrando toda a dificuldade e os benefícios da experiência que o tempo nos proporciona.

O início do livro para mim foi um pouco penoso, mas com o decorrer da história fui me apaixonando pelo amor incondicional de Ichi e Alma e confesso que terminei o livro em lágrimas. É um livro único, que com certeza entrou para os meu prediletos.

Nos finais do capítulos são apresentadas algumas cartas de Ichimei para Alma e, o melhor trecho de todas elas, na minha opinião, foi esse:

"Muitas vezes dissemos que nos amar é nosso destino, que nos amamos em vidas anteriores e continuaremos nos encontrando em vidas futuras. Ou talvez não haja passado nem futuro, e tudo aconteça simultaneamente nas infinitas dimensões do universo. Nesse caso, estamos juntos constantemente, para sempre." (página 290)

Conhecer a autora foi uma grata surpresa. Realmente surpreendente para mim que, de início, não esperava muito do livro. Experiência sensacional, emocionante e delicada. Recomendo muito! Fica a dica!!

Beijos e não se esqueçam do sorteio de aniversário do blog!!! Clique aqui e veja como participar!!!

18 comentários:

  1. Olá!
    Muitas pessoas falam que o começo desse livro é difícil e esse foi, inclusive, o que minha amiga disse ao ler esse livro. Entretanto, acho que não restam dúvidas sobre a grandiosidade desse livro e o quanto é bom.
    Claro que anotei a dica e adorei a resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, que bom que gostou. Vale a pena dar uma chance a esta história linda!
      bjs

      Excluir
  2. Oi Rê, caracas, faz muito tempo que não as caras por aqui. Depois que comecei a trabalhar, não consegui conciliar o trabalho, a faculdade e o blog. To tão feliz com a chegada das férias, que com a volta do blog agora, espero conseguir me estabelecer e me preparar para quando as aulas voltarem ano que vem. Enfim, nunca li nada desse autora, e sei bem como você se sentiu. É tão gostoso quando começamos um livro sem muitas expectativas e ele se mostra incrível pra gente né. Vou conferir esse livro assim que der.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, bom ter você de volta! Sei bem como é, eu também peno para conciliar a vida de mãe, trabalhadora, esposa, corredora e leitora kkkkkkk não é fácil!
      bjs

      Excluir
  3. Oiii Renata! Se eu não me engano já tenho esse livro na Wishlist da vida kkkk eu amei a sua resenha e o enredo também! Adoro livros que se passam na segunda guerra mundial, e esse além de se passar lá ainda conta a trajetória até hoje?! Deve ser maravilhoso <3


    *Uma super beijoka da Hellen*

    Uma Garota Quase Geek  | Facebook    | @umagarotaquasegeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, que bom que você já tem! A história é linda!
      bjs

      Excluir
  4. Oi, Re.
    Que capa linda, normalmente não curto capa com pessoas, mas essa está belíssima.
    E a história me conquistou.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê, tudo bem?

    Eu li pouca coisa da Isabel Allende, mas ao ler a resenha até me deu vontade de ler mais livros da autora!!! Que bom que no final das contas vc gostou do livro!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Awnnnn, que lindoooo. Tô louquinha pra ler esse livro. Minha professora de Literatura Espanhola tem ele e quando o vi me apaixonei.
    Ei, te indiquei pra uma TAG: http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.uy/2016/12/tag-complete-frase.html
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê.
    Nunca li nada de nenhum autor chileno, tenho curiosidade de saber sobre o que muda junto com as nacionalidades kkkkk
    Beijos,
    teattimee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca havia lido nada dela. Gostei muito!
      bjs

      Excluir
  8. Que libdo, eu adorei a história♥
    E adoraria ler, achei muito original.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  9. Olá Renata, tudo bem?
    Já conhecia o livro mas é a primeira resenha que li. A história me chamou bastante atenção.
    Beijos e seguindo aqui! :)

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS