#Resenha - Novembro de 63 - Stephen King

TÍTULO ORIGINAL: 11/22/63
AUTOR: Stephen King
GÊNERO: Ficção
EDITORA: Suma de Letras
ANO DE LANÇAMENTO: 2013
NÚMERO DE PÁGINAS: 727

SINOPSEA vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque... mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. 
Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis.
Em Novembro de 63, livro inédito de Stephen King, a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e aterrorizante. 



Olá pessoal! Concluída mais uma leitura. Foram longos 17 dias para terminar esse calhamaço de 727 páginas. Por isso estava tão sumida daqui.... Mas com certeza foi uma leitura muito prazerosa, afinal é O Mestre!!!!!

Jake Epping é um professor de inglês que, certo dia, ao corrigir as redações de seus alunos do supletivo com o título "O dia que mudou suas vidas", se depara com uma especial, a de Harry Dunning, o zelador da escola. Aquela redação contava uma história chocante e que tocou profundamente Jake. Em 1958, o pai de Harry chega em casa bêbado e mata toda sua família com uma marreta, restando somente Harry e sua irmã caçula, que ficou em coma e faleceu alguns anos depois.

Jake é amigo de Al Templeton, dono de um pub pouco frequentado e considerado suspeito pela origem estranha da carne que servia. Após um tempo sem vê-lo, Jake o reencontra e nota que Al parece ter envelhecido muitos anos em alguns dias, desconfiando de que o amigo estava com uma doença grave. Sabendo que não lhe restava muito tempo, Al conta a Jake sobre um segredo que está em sua despensa do restaurante: uma passagem para o passado, no que ele só acredita quando ultrapassa o "degrau" e cai em 9 de setembro de 1958. E Al não lhe contou esse segredo à toa. Ele tinha um plano e queria que Jake o concluísse: impedir o assassinato de JFK.




Como várias vezes é falado durante a história: o passado é obstinado e não quer ser mudado. A vida muda de repente e, quando muda, muda depressa. E achamos que, tendo uma oportunidade de  retornar ao passado, teremos uma segunda chance, fazer diferente. Porém, não é bem assim...

King expõe a viagem no tempo de uma maneira totalmente diferente das que eu já li até hoje. Como sempre, ele não vai direto ao ponto, descreve tudo nos mínimos detalhes, usando aquela dose adequada de romance, realismo fantástico e aventura. Os elementos que ele cita de referências da época: carros, músicas, roupas, costumes, faz com que você sinta uma certa nostalgia, mesmo que não tenha vivido naquele tempo. King fez até eu me interessar por esse período da história americana, o assassinato do presidente Kennedy e as teorias da conspiração.

Torci muito por Jake (até porque ele se tornou meu atual crush literário) pois ele estava cheio de boas intenções mas, será que elas foram suficientes????

Eu demorei para pegar esse livro pois achava que era grande demais e estava com preguiça, mas não me arrependo. No final, ele é até rápido de ler. Se você tem mais tempo livre do que eu, com certeza, em uma semana termina.

E, gente..... esse livro foi adaptado em uma série de oito episódios, originalmente exibida pelo serviço de vídeo on demand Hulu, e estreou no canal AMC em 2016, com o título original do livro, 11.22.63, com James Franco no papel de Jake Epping. Vejam o trailer!!!!!!! Quero assistir!!!!!!!!!!!!!!




Leitura recomendadíssima!!! 

8 comentários

  1. 😍😍😍😍Fantástico Renata...Quero ler sim...com certeza logo mais...MARGA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, leia rápido. King é O CARA mesmo... Meu autor predileto.
      bjs

      Excluir
  2. Excelente resenha! Muito bom o recurso de adicionar o vídeo. Amplia a vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada eterno chefe predileto. Não sei se é seu gênero de leitura, mas acredito que iria gostar desa história...
      bjs

      Excluir
  3. Oi Rê!!!
    Quero muito ler mais livros do King... mas ultimamente estou tão sem tempo!
    Adorei sua resenha, achei que esse livro se tratava de outra coisa totalmente diferente. Me interessei demais pela obra :)
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  4. Eu amei sua resenhaaaaaa! Eu nem sabia que tinha essa série mas tenho que ler o livro primeiro, rsrsrs

    Beijos!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day,
      eu também não sabia! Descobri pesquisando sobre o livro....
      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo