#Resenha 06/2020 - A Arte de Amar - Erich Fromm

TÍTULO ORIGINAL: The Art of Loving
AUTOR: Erich Fromm
EDITORA: Martins Fontes
ANO DE LANÇAMENTO: 1956 (essa edição é do ano 2000)
NÚMERO DE PÁGINAS: 165


SINOPSEA Arte de Amar apresenta um desafio aliciante: estamos ainda longe de compreender a radicalidade do amor - o que poderemos fazer para amar verdadeiramente? Esta pergunta é tão fundamental e inovadora para o leitor contemporâneo como o era para os primeiros leitores desta obra, em 1956. Para encontrar a resposta, o conceituado psicanalista Erich Fromm elabora uma reflexão profunda mas acessível sobre as riquezas e os riscos das diversas formas de amor (materno, paterno, filial, fraterno, erótico, romântico, religioso, místico), baseando-se na sua experiência como psicanalista e nas principais tradições religiosas e filosóficas do Ocidente e do Oriente. Traduzido para mais de vinte e oito idiomas e com mais de cinco milhões de exemplares vendidos só nos Estados Unidos, A Arte de Amar é um clássico do século XX, indispensável à compreensão do mundo em que vivemos e do nosso próprio comportamento como indivíduos. Uma leitura que ajudará definitivamente a tomar consciência do desafio que é amar e como a arte de amar poderá realmente transformar o mundo.




Esse livro chegou às minhas mãos pelo empréstimo de um colega de trabalho. Eu havia pedido indicações de livros e quando ele me sugeriu esse título, na hora quis ler, pois se trata de um tema que muito me interessa. Já iniciei vários livros que falam sobre os tipos de amor e esse foi o único que consegui concluir, pois não se trata de um livro que só discorre sobre o tema mas que te faz refletir sobre o que VOCÊ considera amor.

Nunca havia lido nada do autor. Erich Fromm (1900 - 1980) foi um psicanalista alemão, filósofo e sociólogo que considera o amor uma arte, pois acredita na importância de conhecer sua teoria e prática. Ele argumenta que o amor precisa ser trabalhado, exigindo prática e concentração, além de maturidade, capacidade de amar ao próximo, humildade, coragem fé e disciplina.

Já no primeiro parágrafo do primeiro capítulo, o autor deixa clara a sua linha de raciocínio:

"O amor é uma arte? Então, requer conhecimento e esforço. Ou o amor é uma sensação agradável e experimentá-lo um produto do acaso, algo em que você "tropeça" se tem sorte? Este livrinho se baseia na primeira premissa, embora sem dúvida nenhuma a maioria das pessoas hoje em dia acredite na última."

Estamos enganados quando pensamos que o amor abordado é somente aquele que envolve um casal: o autor fala também sobre o amor entre pais e filhos, ao próximo, por si mesmo e a Deus.

O autor fala sobre a diferença entre paixão (cair em amor) e amor (permanecer amando). No primeiro caso, as pessoas se tornam íntimas e a partir do momento em que se conhecem melhor, acontece a morte da excitação inicial. “Dificilmente haverá qualquer atividade e que, contudo, fracasse com tanta regularidade, quanto o amor”, analisa.

Fromm comenta sobre a necessidade do homem de realizar a união com outras pessoas, como uma tentativa de fugir da loucura, transcender a própria vida individual e encontrar sintonia.

“O amor é uma atividade, não um afeto passivo; ele é um “manter-se ligado”, não é uma simples “queda”. De um modo geral, o caráter ativo do amor pode ser descrito afirmando-se que amar é principalmente dar; e não receber.”

Além da doação, há outros elementos: cuidado, responsabilidade, respeito e conhecimento. A forma como o autor interligou esses elementos, me fez pensar em quanto sou ignorante nessa "arte" e me fez ver que eu tenho muito ainda a aprender.

“O amor infantil segue o princípio: ‘Eu amo porque sou amado’. O amor maduro segue este outro: ‘Amo porque amo’. O amor imaturo diz: ‘Amo porque preciso de você’. O amor maduro diz: ‘Preciso de você porque te amo’. “

Amar não é depender afetivamente de uma pessoa. Isso só traz amargura, mágoa e acabamos nos machucando muito.

"Amar significa comprometer-se sem garantia, entregar-se completamente na esperança de que nosso amor produzirá amor na pessoa amada. Amar é um ato de fé, e quem tem pouca fé também tem pouco amor." Amar é bem mais difícil do que eu imaginava...

E termino essa resenha com uma foto que, para mim, é o amor puro e incondicional (mas o livro me deixou um pouco na dúvida...rs). Meu filho de 10 anos, que aceitou posar para uma foto para eu postar no blog.




Leitura recomendada para reflexão!

Beijos e até a próxima!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo