#Resenha - O Cemitério - Stephen King (especial para o mês do Halloween)

TÍTULO ORIGINAL: Pet Sematery
AUTOR: Stephen King
GÊNERO: Terror
EDITORA: Suma de Letras
ANO DE LANÇAMENTO: 1983 (esta edição é de 2013)
NÚMERO DE PÁGINAS: 424

SINOPSELouis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação.
Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.




Olá pessoal!!! AAAAHHHHHH......... esse livro me impressionou muito por abordar, da forma mais macabra possível, um assunto com o qual não lido bem: a morte...

Louis Creed e a família estão começando uma nova vida em Ludlow, com um novo emprego para o pai e novas perspectivas para os filhos, Ellie e Gage, e a esposa, Rachel. A casa à beira da estrada parece ótima e eles ainda tem como vizinhos um simpático casal de velhinhos, Jud e Norma. Só o que incomoda a família é que nessa estrada, a qualquer hora do dia e da noite, passam caminhões em alta velocidade. Aos fundos, a casa possui um bosque contendo uma trilha que encaminha para um cemitério de animais, onde as crianças da região costumam enterrar seus bichinhos de estimação. Esse é o cenário onde King, como ninguém, explora os sentimentos mais profundos do ser humano.

É fato que não estamos preparados para encarar a morte. Lidar com a perda de um ente querido não é algo que se aprende na escola. Quando nos confrontamos com ela, temos diversas reações e qualquer possibilidade de reverter a perda, mexe com nossos sentimentos, mesmo que isso possa alterar a ordem natural das coisas.




Nessa história, King explora, sempre com aquela mistura de fantasia, essa confusão de sentimentos com cenas muito, mas muitos fortes, que dificilmente sairão da minha cabeça, e mostra a linha tênue que separa a razão da loucura quando se trata da morte de alguém que amamos muito.

Uma obra que, para mim, foi perturbadora. Não sei se vou assistir ao filme...

Deixo com vocês o vídeo a música Pet Sematery, dos Ramones que, assim como o livro, nos deixa uma mensagem forte.





Beijos e até a próxima!!!!!

2 comentários

  1. Preciso ler esse livro, e Ramones, adoro. Vou colocar todos os filmes do King no meu blog
    😉 https://cinefilosintrepidos.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo