#Resenha - O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint Exupéry

TÍTULO ORIGINAL: Le Petit Prince
AUTOR: Antoine de Saint Exupéry
GÊNERO: Fábula
EDITORA: Agir
ANO DE LANÇAMENTO: 1943 (a minha edição é de 2009)
NÚMERO DE PÁGINAS: 96

SINOPSELivro de criança? Com certeza.Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.



Olá pessoal! Eu já havia lido esse livro para o meu filho e me emocionado. No domingo passado, ele fez uma apresentação da escola que foi uma adaptação de O Pequeno Príncipe e foi tão emocionante, que eu decidi relê-lo.

E óbvio que me emocionei outra vez. A princípio é um livro infantil mas ele é repleto de reflexões sobre ética, comportamento e vida em sociedade nos presenteando com mensagens de amor e otimismo. Apesar de ser um livro com poucas páginas, isso não quer dizer que ele não tenha muito conteúdo, muito pelo contrário, em cada frase, há uma lição. 




O livro conta a história de um piloto de avião que sofre uma pane e cai no deserto do Saara. Ele não possui muita água e precisa consertar seu avião o mais rápido possível para poder sobreviver e na manhã depois da queda, uma criança frágil o encontra. Esse menino pede a ele que desenhe um carneiro e, sem entender, mostra a ele o desenho que fez na infância de uma jiboia que engoliu um elefante. Nenhum adulto tinha interpretado corretamente aquele seu desenho mas o pequeno que ali estava o interpretou corretamente, e novamente pediu para que ele desenhasse um carneiro, pois precisava levar um ao seu planeta. Com a curiosidade despertada, os dois começam a dividir suas experiências e criam um laço de amizade puro e passam a procurar um meio de voltar a seus lares.

A forma como a história é narrada nos faz pensar na maneira como vivemos e agimos. As frases sábias que recheiam o livro e são famosas, são marcantes para nossa vida.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."

"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três começarei a ser feliz."

"Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que serão diferentes dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fossem música."




As frases que falam sobre a importância do amor e da amizade, são as que mais me emocionam nesse livro.

Enfim, esse clássico TEM QUE SER LIDO POR TODOS!!! É muito lindo, de uma profundidade imensa e cheio de lições.

Beijos e até a próxima!!!!

2 comentários

  1. Oi Renata, você acredita que nunca li esse livro? Conheço a história e as famosas frases mas nunca peguei pra ler. Quem sabe um dia...Beijos!

    https://escrevendoerabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo