AUTOR: Marcel Souto Maior
EDITORA: Record
ANO DE LANÇAMENTO: 2013
NÚMERO DE PÁGINAS: versão ePub - 3823 posições
SINOPSE: Nessa biografia, Marcel Souto Maior investiga a vida do codificador da dourina espírita, Allan Kardec. O que transformou o cético em referência fundamental de uma religião? O que o convenceu a acreditar que os mortos estavam vivos e se comunicavam através de médiuns? O que o fez enfrentar adversários ferrenhos da Igreja e da imprensa para levar ao maior número de leitores sua fé na sobrevivência do espírito? Foi em busca de respostas para estas perguntas que o autor, biógrafo de Chico Xavier, saiu a campo. O resultado de sua pesquisa é um retrato surpreendente do homem que virou símbolo de uma doutrina para milhões de seguidores e ajudou a transformar o Brasil no maior país espírita do mundo.
Como um professor cético se transformou no principal nome de uma nova doutrina religiosa?
Já havia muito tempo eu queria ler a biografia de Kardec mas foi o filme lançado esse ano de 2019 que realmente me impulsionou a iniciá-lo de uma vez por todas. Achei que o filme foi superficial e algumas coisas ficaram sem resposta para mim e por isso tratei logo de começar a leitura. Não foi rápida pois fui intercalando com outros livros, afinal esse é um que não dá para ler direto, somente ele, pois, pelo menos para mim, se tornou um pouco cansativo.
Aos 50 anos, Hyppolite Léon Denizard Rivail, presencia o fenômeno das "mesas girantes", seu primeiro contato com as "coisas do outro mundo". Logo que toma conhecimento, ele conclui que tais fenômenos não passavam de fraudes, o que foi provado inúmeras vezes. Porém, ao presenciar um desses em um local reservado, na casa de uma pessoa idônea, a Sra. Plainemaison, a qual não tinha nenhum ganho com isso, não teve mais dúvida de que se tratava de algo real, que precisava ser investigado.
Um homem maduro, letrado, com o dom da oratória e que defendia com argumentos, sempre. Não poderia haver melhor difusor para que o Espiritismo alcançasse a dimensão que alcançou. Alguém que nunca teve o dom da mediunidade, dedicar sua vida integralmente, após o primeiro contato, a entender e explicar esses fenômenos. No mínimo, admirável.
Se você é um curioso para saber a respeito do homem que seria conhecido como Allan Kardec (esse nome foi adotado pois foi uma das encarnações de Léon), como se deu seus primeiros contatos com o mundo espiritual, a resistência que ele enfrentou quando se constatou que eram realmente fenômenos inquestionáveis, a relação com outras religiões, a reação da sociedade, as represálias e as homenagens, vale a pena ler esse livro. Vale a leitura no sentido de conhecer Kardec e ter contato com noções básicas da doutrina espírita, embora esse não seja o foco.
Beijos e até a próxima!!!!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...