ÚLTIMAS RESENHAS

O Demonologista - Andrew Pyper

10.6.16

TÍTULO ORIGINAL: The Demonologist
AUTOR: Andrew Pyper
GÊNERO: Ficção/Terror
EDITORA: Darkside
ANO DE LANÇAMENTO: 2015
NÚMERO DE PÁGINAS: 320

SINOPSE: O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra prima de John Milton, "Paraíso Perdido". Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico "Paraíso Perdido", e usar tudo o que aprendeu para enfrentar o Inominável e salvar sua filha do Inferno.


Olá pessoas! Trago hoje um título que me intrigou muito e, após ler a sua sinopse, fiquei maluca para tê-lo e lê-lo. Mas antes, vou escrever uma breve explicação (que se encontra no posfácio do livro) sobre John Milton, cuja obra, Paraíso Perdido, tem várias citações ao longo da história.

John Milton (1608-1674) é considerado um dos maiores escritores ingleses, não só de seu tempo, o século XVII, mas de toda a história da poesia anglo-saxã. Paraíso Perdido, sua obra-prima, debruça-se sobre uma das mais caras e conhecidas histórias da civilização ocidental: a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, tentados pelo anjo caído Lúcifer. O propósito de Milton, declarado por ele no livro I, é justificar os caminhos escolhidos por Deus para com os homens. Ele faz isso, porém, não de uma maneira a reverberar e reafirmar acriticamente a lógica cristã católica. Insere e reconta a clássica história da origem do homem e da Terra sob uma ótica protestante, crítica à monarquia dos Stuart que então reinavam sobre a Inglaterra, à idolatria dominante nos países católicos e à Guerra Civil inglesa, e que procura colocar a relação entre Adão e Eva em uma perspectiva de igualdade, e não de dominação misógina e paternalista. Além disso, Deus pode ser interpretado como alguém tão mal e perverso como Lúcifer.

Nunca havia lido nenhum livro sobre o assunto, talvez por isso essa tenha sido uma leitura um pouco confusa para mim. É uma história aterrorizante, cheia de mistérios, os quais David tenta desvendar por meio das citações de Paraíso Perdido. Para isso, conta também com a melhor amiga, Elaine O'Brien, que o segue nessa empreitada.

Ao longo da história você vai percebendo os fantasmas que perseguem o personagem principal e toda a pegada psicológica da história. O porquê do convite para testemunhar um fenômeno em Veneza, o que acontece lá com sua filha, a morte de seu irmão quando eram crianças. Toda a explicação vem ao final do livro, que ao meu ver, deixou um pouco a desejar.

O seu testemunho em Veneza é totalmente gravado o que o faz ser perseguido por alguém que está atrás do documento, portanto, além da busca desesperada pela alma de sua filha, David tem que fugir do Perseguidor.

E é em uma mistura de mundo real com espiritualidade que são desenterradas várias histórias de seu passado e demônios sussurram em seu ouvido.

Daria uma nota 3 de 5 para esse livro, talvez porque ele não ficou muito claro para mim. Acho que deverei relê-lo um dia para ver se o compreendo melhor. Mesmo assim, não deixa de ser uma boa distração para fãs do gênero. E fora que o livro é lindo, com capa dura e emborrachada. Uma leitura muito rápida (foi lido por mim em 3 dias).

Beijos e até o próximo post! 

8 comentários:

  1. Oiii Renata! Que resenha ótima, eu acho esse gênero muito legal, mas confesso que tenho um pouco de medo kkk pra você ter noção, eu fiquei na metado livro A cabana porque eu tava com medo kkkk imagina esse!? Um dia isso passa, tomara! Mas amei sua resenha, é inspiradora para mim.

    *Beijokas -Hellen Barros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hellen! É bom ver que a opinião dos que leem é positiva! Fico muito feliz! Você parou em A Cabana! kkkk ô dó! Então esse você não pode ler! Mas tome coragem, que é bacana! bjs

      Excluir
  2. Olá..
    Esse é um livro que dificilmente estaria nas minhas leituras, apesar disso sua resenha ficou ótima.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila! Espero que sempre esteja por aqui!
      bjs

      Excluir
  3. Muito boa a resenha Rê...Um dia desses arrumo coragem para ler...medo..um beijo..Marga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona! Uma honra você por aqui!
      bjs

      Excluir
  4. Olá!!!!! Estou louca para ler esse livro, adoro coisas do gênero mas ainda não tive a oportunidade de tê-lo em mãos... Adorei sua resenha!

    Grande beijo
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS