TÍTULO ORIGINAL: Dans la peau d'une djihadiste: Ênquete au coeur des filières de recrutement de l'Ètat islamique
AUTORA: Anne Erelle
GÊNERO: História real/Terrorismo
EDITORA: Paralela
ANO DE LANÇAMENTO: 2015
NÚMERO DE PÁGINAS: 207

SINOPSE: Mélodie tem 20 anos e mora em um bairro pobre na periferia de Toulouse, França. Pelo Facebook, ela conhece Bilel, um integrante de alto escalão do Estado Islâmico e braço direito de Abu Bakr al-Baghdadi, um dos terroristas mas perigosos do mundo. Após somente dois dias de conversas por Skype, Bilel já se declara "apaixonado". Mais do que isso: ele pede Mélodie em casamento, instigando-a a juntar-se a ele na Síria para viverem juntos uma vida idílica, repleta de riquezas materiais e espirituais.
Mas o que Bilel não sabe é que Mélodie não existe fora do mundo virtual. Ela é, na verdade, Anne Erelle, uma jovem repórter parisiense que investiga as redes de recrutamento de grupos terroristas e suas propagandas digitais.
Fingindo ser Mélodie, a jornalista tem acesso exclusivo à mentalidade deste jihadista vaidoso e cheio de si, que adora exibir seu relógio, seu jipe, e se gaba por ter matado milhares de pessoas ao longo da vida.
Quando Bilel fica impaciente para conhecer sua futura esposa, Erelle embarca rumo à Síria, na missão jornalística mais perigosa da sua vida. E, a partir daí, nada sairá conforme o previsto.


Olá pessoas! O livro de hoje é algo totalmente diferente de tudo o que já li. Primeiro porque nunca havia lido um livro que contasse uma história real (não me julguem! rs) e segundo, porque não costumo ler livros sobre temas religiosos. Esse livro veio para a minha estante totalmente sem querer, não sei porque, quando o vi na Saraiva do Shopping Morumbi, me chamou a atenção. Peguei na mão e tive vontade de saber mais sobre o que acontece nessa região do mundo e sobre esse tema que não tenho muito conhecimento. E quando vi seu preço então (R$ 16,00), levei para o caixa na mesma hora!

A jornalista Anna Erelle trabalha de freelancer para vários jornais parisienses e costuma estudar sobre as ações terroristas no Oriente Médio e as ações do Estado Islâmico. Para isso ela mantém uma conta falsa no Facebook, em nome de Mélodie, para conseguir se comunicar com pessoas envolvidas nessas ações.

Certa vez, ao compartilhar um vídeo de Abu Bilel al-Firansi, braço direito de Abu Bakr al-Baghdadi (um dos líderes do Estado Islâmico e um dos terroristas mais perigosos do mundo), recebe uma mensagem privada dele, onde começa a ser questionada sobre o que acha do seu movimento e se algum dia pretende ir para a Síria.

Daí em diante, ela começa a ser "bombardeada" de mensagens de Bilel até que, em apenas 2 dias, é pedida em casamento! A relação vai estreitando até que ele pede para vê-la no Skype, onde se vê obrigada a interpretar a sua personagem, e se veste com roupas apropriadas para uma convertida, o hijab.

Em conversas quase que diárias com Bilel, ele lhe passa muitas informações buscadas por Anna.

Ela tinha o apoio dos jornais onde trabalhava e foi ficando cada vez mais envolvida com aquela situação chegando, em certos momentos, a afetar sua vida pessoal. Até o ponto em que decide ir para a Síria se encontrar com Bilel. E aí que algumas coisas não saem como o esperado.

É um livro muito intenso. Próximo do final, não conseguia parar de ler pois queria imensamente saber o que aconteceria com Anna. Apesar de fino (tem 208 páginas), demorei para ler pois estava lendo outro livro em paralelo (resenha depois...). Eu gostei muito e foi uma experiência totalmente nova para mim e despertou a vontade de saber mais sobre esse tema. Não, não sou nem um pouco simpatizante desses fanáticos religiosos, mas senti que preciso abrir meus horizontes, não me atendo somente em livros de ficção.

Alguns nomes usados no livro, inclusive o da autora, são fictícios. Vocês devem imaginar o porquê... Essa jornalista foi realmente corajosa.

Beijos e até a próxima!!!!

2 Comentários

  1. Olá, adorei a resenha. Essa temática de conflitos tem sempre boas histórias, e muito tristes também. Muito legal seu blog e já estou seguindo!
    Beijos, Jana!

    Blog Eu Li nas EntreLinhas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jana! Espero vê-la sempre por aqui! Bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...