ÚLTIMAS RESENHAS

Adultério - Paulo Coelho

22.12.16

TÍTULO ORIGINAL: Adultério
AUTOR: Paulo Coelho
GÊNERO: Ficção
EDITORA: Sextante
ANO DE LANÇAMENTO: 2014
NÚMERO DE PÁGINAS: 240 (físico); 2947 (ebook)


SINOPSE: Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses - e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossas lindos filhos. - Mas isso não é o mais importante? Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.



Dessa vez vamos de nacional. Adultério é um livro extremamente reflexivo. A personagem Linda, que é jornalista e tem 31 anos, mora na Suíça e tem a vida de sonho de qualquer pessoa: é casada com um marido que a ama e é gentil, dois filhos lindos, uma casa ótima e dinheiro suficiente. Mas ela se vê frente a um dilema quando percebe que algo está faltando na sua vida: aventura. Ela está cansada da rotina e procura uma mudança no desconhecido.

Quando ela reencontra um ex-namorado vê essa oportunidade de mudança e de aventura em uma paixão proibida e pensa que essa é a solução dos seus problemas.

Esse tipo de leitura é um tanto quanto polêmica pois pode dividir opiniões. Até que ponto é certo o que Linda fez? Por que não procurou ajuda profissional?

"Talvez não o ame de fato. Mas amo o que despertou em mim. Tratou-me sem respeito algum, me deixou sem dignidade, não se intimidou e fez exatamente o que queria, enquanto eu procurava, mais uma vez, tentar agradar alguém." (página 1880)

"O que mata a relação entre duas pessoas é justamente a falta de desafios, a sensação de que nada mais é novidade. Precisamos continuar sendo uma surpresa um para o outro." (Página 2861)

"É possível se educar para amar o homem certo? Claro que sim. O problema é conseguir esquecer o homem errado, que entrou sem pedir licença porque estava passando e viu a porta aberta" (página 2319)

O final do livro foi bacana. A mensagem que ele deixa fala sobre o amor, no quanto devemos dar valor ao que temos desde que seja baseado em amor verdadeiro.


"Que eu tenha sempre claro que só o Amor Verdadeiro pode competir com qualquer outro amor deste mundo. Quando entregamos tudo, não temos mais nada a perder. E então desaparecem o medo, o ciúme, o tédio e a rotina, e resta apenas a luz de um vazio que não nos assusta, mas nos aproxima um do outro. Uma luz que sempre muda, e é isso que a torna bela, cheia de surpresas – nem sempre as que esperamos, mas aquelas com as quais conseguimos conviver."

O casamento não é algo fácil de se viver. Sou casada a quase 15 anos e nesse tempo já tive uma boa demonstração disso. Realmente a rotina pode dar aquela esfriada na convivência, a falta de se surpreender com o outro, a vinda dos filhos, o excesso de trabalho e a falta de tempo podem acabar com uma união. Mas, se há amor verdadeiro, ele sempre se renova e supera tudo, daí não se arrisca aquela "puladinha de cerca" que pode levar tudo por água abaixo. Se focarmos sempre nos momentos de felicidade plena, mesmo que não sejam muitos, nenhuma outra pessoa consegue tomar o lugar daquela a quem você prometeu amor eterno, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.

Recomendo a leitura!!

Beijos e até a próxima!!!

8 comentários:

  1. Acredita que eu nunca consegui ler nada do Paulo Coelho? Não consigo gostar desse estilo de leitura. Anotei o nome desse livro para quem sabe tentar :)
    🎄
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas resenhas!
    Gratidão por dividir!
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tati! Falta muito para aprender ainda!
      bjs

      Excluir
  3. Oi Rê, tudo bem?
    Apesar de nunca ter lido nada do Paulo Coelho - sei que preciso mudar isso o mais rápido possível - consigo perceber alguns traços únicos da escrita dele. Realmente casamento não é fácil. Não sou casada e ainda estou longe dessa fase na minha vida, mas consigo entender toda a complexidade que isso envolve. Por ser um livro que leva o leitor à refletir, fiquei interessada pela obra. Valeu a dica.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li poucos livros dele. Não sou fã também mas esse acho que valeu a pena.
      bjs

      Excluir
  4. Oi Rê, tudo bem?

    O pessoal reclama muito do Paulo Coelho, as vezes nem ler os livros ddele, mas eu adoro o autor! Não conhecia Adultério, mas gostei da premissa!! Eu tb sou casada e concordo com a sua opinião no final da resenha! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, tem gente que critica porque é maria-vai-com-as-outras. Eu não sou extremamente fã dele, mas o poucos livros que li, gostei.
      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS