ÚLTIMAS RESENHAS

Faca de Água - Paolo Bacigalupi

16.12.16

TÍTULO ORIGINAL: The Water Knife
AUTOR: Paolo Bacigalupi
GÊNERO: Ficção/Distopia
EDITORA: Intrínseca
ANO DE LANÇAMENTO: 2016
NÚMERO DE PÁGINAS: 400

SINOPSE: Num futuro árido e tumultuado, em que a água ganhou status de "commodity" mais valiosa, o direito de uso das fontes e dos rios é alvo de disputas ferrenhas. Uma guerra entre governos, órgãos públicos e empresários, na qual vale tudo. Enquanto advogados e burocratas armam-se com infinitos processos judiciais, mercenários e militares subjugam proprietários de terra, implodem estações de tratamento e interrompem o abastecimento de regiões inteiras.
Nesse cenário surge Angel, um faca de água, um dos muitos mercenários com a missão de cortar e desviar o fornecimento de água a mando de quem paga mais. Lucy é uma jornalista premiada que decidiu revelar para o mundo a realidade da Grande Seca. Maria é uma jovem cuja vida foi destruída pelos efeitos das mudanças climáticas.
Quando o direito de usar água significa dinheiro para alguns e sobrevivência para outros, o que esses três personagens não sabem é que seu encontro é um marco que poderá mudar tudo. Umm novo fiel da balança que sempre pendeu para o mesmo lado.


O início da história é um pouco lento e eu demorei para entender o que realmente estava acontecendo, a história em si. Nada é dito a respeito de como a humanidade chegou ao ponto dessa escassez de água. A única coisa que se sabe é que está assim. Até o capítulo 17 você fica meio perdido pois os capítulos são contados do ponto de vista dos diferentes personagens principais mas depois desse ponto as relações se juntam e aí a história começa a ficar melhor.



A história se passa em Phoenix, Los Angeles, Arizona, Nevada, Califórnia, Texas e por onde passa o Rio Colorado, o motivo da coisa toda. Não foi possível me situar em que época se passa mas parece que não é um futuro muito longínquo.

É uma história bem violenta, com algumas cenas de tortura que me tiraram a paz... Nos faz pensar em toda água que desperdiçamos, sem darmos conta de que um dia ela pode acabar.




Comprei esse livro simplesmente porque fala sobre a possibilidade do fim da água no planeta. Não li a sinopse e esperei que fosse surpreendida. E fui! O final foi bem agitado e inesperado.

Demorei bastante para ler, apesar de não ser um livro com tantas páginas,  pois esse final de ano está bem tumultuado e li em doses homeopáticas, mas a história é cheia de ação e vale a pena dar uma chance. Recomendo!

Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?
    Tenho muita vontade ler esse livro, parece ser uma distopia muito boa.
    Bom saber que o começo é confuso, quando eu for ler vou me preparar para isso hahaha
    Fico feliz que tenha gostado, mais um motivo para eu querer logo esse livro :D
    Bjs!

    -Ricardo, http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS