#Resenha - O Iluminado - Stephen King

TÍTULO ORIGINAL: The Shining
AUTOR: Stephen King
GÊNERO: Terror
EDITORA: Suma de Letras
ANO DE LANÇAMENTO: essa edição é de 2012 mas a primeira é de 1977
NÚMERO DE PÁGINAS: 464

SINOPSEO romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.
Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. 
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.



Oi pessoal! Demorei mas voltei! Assim como também demorei para pegar esse livro para ler. O Iluminado estava na minha estante desde o Natal de 2016 rsrsrs. Como quero muito assistir ao filme, decidi lê-lo antes...

Jack Torrance é um homem decadente, ex-professor, e atual escritor em bloqueio que precisa muito de um emprego. Então, por meio de seu amigo Al Shockley, conseguiu um trabalho de zelador no hotel Overlook. Esse emprego é temporário, no inverno, época em que o hotel fecha e fica isolado do mundo devido às nevascas dessa época do ano. Lhe foi dada a permissão de levar também sua esposa, Wendy, e seu filho, Danny, de 5 anos.

Jack é alertado que, anos antes, outro homem que aceitou esse emprego, assassinou sua esposa e sua filha, tomado pela loucura do isolamento no Overlook, suicidando-se logo em seguida. Mas Jack não deu ouvidos àquela história pois esses meses eram necessários para que ele se concentrasse em sua peça e desse seguimento aos seus projetos pessoais.




Só que o Overlook não é um simples hotel de luxo. Lá ocorreram assassinatos e suicídios e todo sentimento negativo formou uma atmosfera malígna que ronda seus corredores e quartos. Danny, por ser alguém iluminado, despertará uma ira naquele ambiente que o hotel tentará fazer com que ele desapareça. A família enfrentará nesse isolamento, além de seus monstros internos, os que o hotel levará até eles. A falta de contato com o mundo externo acentuará os problemas pessoais e lembranças de desavenças do passado.

A narrativa é cheia de flashbacks que ajudam no entendimento dos problemas dos personagens destacando-se o alcoolismo de Jack. É uma história de terror sim, mas um terror psicológico, criado, principalmente, pela mente dos personagens. No início, achei os elementos a que ele atribuiu o terror um pouco bobos (a exemplo, arbustos em forma de animais que se movimentavam) mas conforme a história vai fluindo, os espíritos do Overlook mostram suas intensões realmente maldosas.

Agora é assistir ao filme e ler sua continuação, Doutor Sono, publicado 37 anos depois. Fiquem com o trailer do filme, para o qual pretendo dedicar uma postagem.




Ah, claro, leitura recomendadíssima!!!! Afinal, é o MESTRE....

Beijos e até a próxima!!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo