Oi gente!!!! Depois de um loooooooongo período sem resenhas (27 dias lendo esse livro), eis que vamos falar dessa "obra prima do medo"! Foi um livro muito almejado por mim, mas estava esperando chegar as minhas férias (pois achava que conseguiria terminar nesse período, doce ilusão) para pegar firme e mergulhar nas 1103 páginas dele. Então vamos lá!


TÍTULO ORIGINAL: It
AUTOR: Stephen King
GÊNERO: Terror
EDITORA: Suma de Letras
ANO DE LANÇAMENTO: desta edição, 2014, mas o primeiro lançamento foi em 1986
NÚMERO DE PÁGINAS: 1103

SINOPSE: Junho de 1958. Derry, pacata cidadezinha do Maine. Início das férias de verão. Para Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly, sete adolescentes que, pouco a pouco, se tornam amigo inseparáveis, este será um verão inesquecível. Um tempo em que irão descobrir o doce sabor da amizade, do amor, da união. Que irão provar o gosto amargo da perda, do medo, da dor. Será um ano inesquecível. Terrivelmente inesquecível. O ano em que irão conhecer a Coisa, a força estranha e maligna que vem deixando um rastro de sangue na tranquila Derry - o ser sobrenatural que tem um apetite especial por crianças inocentes.
Maio de 1985. O tempo passou e deixou sua marca em cada um deles. Já não são mais crianças. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar, e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles tem a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranha de Derry. Apenas eles podem vencer a Coisa.


Bem, o cara demorou mais de 4 anos para escrever essa história, só aí já tiro o chapéu. É o segundo livro dele que leio, o outro foi Revival (post aqui) e posso dizer que It é o preferido por enquanto. O livro tem muitos, mais muitos detalhes, o que justifica o número de páginas. Ele descreve cada personagem com tantos pormenores que depois que termina, parece que você é íntimo deles e os conhece a uns 20 anos... rsrs.

Parece que vou repetir o que centenas de resenhas já disseram, mas é verdade: além de uma história de terror, mais ainda, é uma história de amizade verdadeira. Essas sete crianças passam por maus bocados e nunca pensam somente em si mesmos.

A história é tensão do início ao fim. A pacata cidade de Derry é assolada por uma Coisa de forma indefinida, vinda dos esgotos, que ataca e mata crianças. Uma delas foi George Denbrough, irmão de Bill, que é o líder do movimento contra a Coisa. Esses sete amigos, que se conhecem por causa das visões diferentes que tiveram da Coisa, se juntam para tentar destruí-la. E fazem de tudo. De tudo, MESMO. A narrativa alterna entre passado e presente (1958 e 1985), e possui uma quantidade gigantesca de informações, contando as vidas anteriores e atuais dos personagens.

Antes de começar a ler esse livro, ficava me perguntando o porquê do título. Se sabemos que é um palhaço, porque defini-lo como "A Coisa"? Mas conforme você lê, verifica que faz todo o sentido.

As cenas são incrivelmente detalhadas e não tem como você não se sentir dentro da história. E também são incrivelmente horrendas e medonhas. Se eu fosse uma daquelas crianças, teria morrido na primeira aparição da Coisa.

Pelo fato de eu não ter assistido ao filme e não saber de sua existência, uma das últimas cenas do livro me chocou, apesar da descrição humana de King, por se tratar de crianças de 11 anos. Quem já leu sabe do que estou falando...

Apesar de ter sido uma leitura bem tensa, não tive problemas em ler esse livro à noite, até porque basicamente é esse o horário que tenho para ler. Gostei demais, demais, demais. É uma obra prima mesmo. E vocês já sabem que vem por aí uma nova versão do filme né? Agora, pretendo assistir a versão antiga e assim que a nova estrear no cinema (acho que será em setembro de 2017) vou ver também.

Enfim, recomendo muito a leitura desse calhamaço maravilhoso! Segue o trailer do filme, lançado em 1990 e que vou tentar assistir rsrsrsrsrs




Beijos e até a próxima!

6 Comentários

  1. Muito legal quando conseguimos ler um livro depois de deseja-lo tanto como você desejou esse...Amiga...Um dia eu lerei com certeza...bjsss
    ..Margaret

    ResponderExcluir
  2. Preciso reler esse livro! Sua resenha ficou instigante.
    Stephen King ♥
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Caracaaaa esse livro é gigantesco! Preciso muito ler algo do Stephen King, urgente! Bjos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se puder começar por este. Não vai se arrepender... bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...