Felicidade Conjugal - Lev Tolstói

TÍTULO ORIGINAL: Siemiéinoie schástie
AUTOR: Lev Tolstói
GÊNERO: Romance
EDITORA: 34
ANO DE LANÇAMENTO: essa edição que li é de 2010 mas o romance foi escrito em 1859
NÚMERO DE PÁGINAS: 128

SINOPSE: Publicada em 1859, quando o escritor tinha pouco mais de 30 anos, "Felicidade Conjugal" é talvez a primeira obra prima de Lev Tolstói e prenuncia um tema que terá importância na vida do autor russo - o tema do desejo, neste caso aprendido do ponto de vista feminino.





Olá pessoal! Essa foi a minha primeira experiência com Tolstói. Preferi começar com uma obra de menor tamanho para ver qual seria o nível de dificuldade e cheguei a conclusão de que a compreensão não foi difícil. A escrita do autor é tranquila, de uma grande sensibilidade. O problema foi tentar pronunciar os nomes russos...rs

O livro conta a história de Mária, uma menina de 17 anos que, após acabar de perder a mãe, se sentiu perdida e triste. Então, se apaixona por Sierguiéi Mikháilitch, melhor amigo de seu pai, tutor de suas filhas e administrador dos negócios. Uma paixão arrebatadora, típica de jovens da idade de Mária porém, Sierguiéi, já com 36 anos, é mais cauteloso e teme um compromisso mais sério com ela, apesar de também muito apaixonado.




Eles acabam enfim se casando e, durante os anos juntos, notamos o amadurecimento dos sentimentos de Mária, a diferença grande de idade traz suas consequencias, pois ela quer aproveitar a vida, ir a bailes e desfrutar das futilidades da sociedade, o que não é bem visto por seu marido. Nota-se a submissão dos sentimentos de Mária e muita culpa, apesar de Sierguiéi fazer as vontades da esposa. O tempo todo o autor foca na necessidade de a mulher ser humilde, boa e moralmente correta.

Achei uma leitura sensível pois Tolstói tem uma habilidade incrível para descrever cenários e tempos mas não foi uma estréia que me fez querer ler outro livro do autor. Não gostei do final... Sei que são épocas diferentes mas Deus me livre de um relacionamento assim!!!!

Quem já leu, pode comentar aqui! Eu terei que fazer uma nova tentativa com o autor...

Beijos e até a próxima!!!

12 comentários

  1. Olá Renata!
    O livro é muito interessante, nunca li e nem conhecia a obra. Gostei de saber mais sobre ele.
    Feliz dia do blogueiro para vocês aqui do '' Amor por Livros '', o blog é lindo!
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  2. Oi Re!! Tudo bem?
    Eu nunca li nada do Tolstói mas sempre escuto maravilhas sobre a escrita dele. Também já adorei muitas leituras que não me deixaram felizes no final, mas quando o livro inteiro compensa é bem legal né! Adorei sua resenha, espero ter oportunidade de ler algo dele um dia.
    Beijos!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  3. Olá Rê!
    Nunca li nada do autor justamente por achar que a leitura deve ser algo complicado. Mas que bom que você teve outra impressão. Me interessei demais pela temática da história e deu mesmo vontade de ler! Quem sabe agora eu não consiga?
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei saber um pouquinho dessa historia!
    Pelos nomes que vc colocou tbm teria uma dificuldade de ler esses nomes russos srsrsrsrrss
    Enfim ameiii

    horadolivroinspire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê! Nunca li nada de Tolstói, mas um dia quero conferir, não sei se vou curtir esse também, mas sendo uma leitura sensível e tendo boa descrição de cenários já me chama atenção. Pena que o final não te agradou... mas acontece rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Mi, esses livros antigos sempre são desafio pra mim... nem sempre agradam...
      bjs

      Excluir
  6. Tenho que confessar que por ser um livro tão antigo, eu me interessei (gosto de ler livros antigos), porém a questão da época me desanima um pouco. Não tem coisa que mais odeio é pegar aquela personagem mulher que representa o gênero como submissa e tal, então me desanimei.
    Mas ainda acho interessante ter na lista pelo fato do autor conseguir escrever com sensibilidade e isso me encanta muito na leitura. Não sei se irei comprar, mas deixarei a dica anotada!

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo