Oi pessoal! Hoje venho falar de um livro que me arrebatou. Foi a primeira obra do autor que li, nunca havia lido nenhum de seus contos e graças à TAG Experiências Literárias (um clube de livros que comecei a assinar este mês, mas será assunto para outro post) fiquei conhecendo esse romance, o único de Nelson Rodrigues, e que foi censurado na década de 60. O autor, sempre polêmico, disse ter ficado "pálido de espanto" ao receber a notícia da proibição de O Casamento (informação essa retirada do próprio livro, em sua página 264). Bem, vamos apresentar a obra:

TÍTULO ORIGINAL: O Casamento
AUTOR: Nelson Rodrigues
GÊNERO: Romance brasileiro
EDITORA: Nova Fronteira
ANO DE LANÇAMENTO: Essa edição que li é de 2016 mas a obra é de 1966
NÚMERO DE PÁGINAS: 272




Esse foi o primeiro e único romance de Nelson Rodrigues, que nunca recorreu a pseudônimos e não tinha papas na língua. A história fala sobre perversão sexual, homossexualismo, incesto, assassinato, adultério, e tudo acontece às vésperas do casamento da filha caçula de Sabino Uchôa Maranhão, pessoa bem sucedida do Rio de Janeiro, pai exemplar, que se vê atordoado por todos esses acontecimentos.

Tudo começa com a revelação do ginecologista da família (Sabino era o único homem, pois em sua casa eram a mulher mais quatro filhas) de que o noivo de Glorinha foi flagrado por ele beijando seu assistente na boca.

O abalo psicológico de Sabino é sentido em cada página do livro. Cada personagem tem seus dramas e demônios particulares. Eu fiquei totalmente envolvida na história, não conseguia parar de ler. O autor demonstrou a verdade nua e crua da sociedade nessa obra. Posso estar falando um monte de bobagens aqui, mas esse primeiro contato com o autor me impressionou. 

Me apaixonei pela sua escrita fácil, polêmica e verdadeira, mostrando toda a hipocrisia do ser humano. "Somos todos leprosos" como disse o Monsenhor a Sabino.

Se recomendo? Muito!!!! 

Beijos e até o próximo post!

6 Comentários

  1. Eu tenho vergonha de dizer que nunca li nada do Nelson Rodrigues, mas acho que vou começar por esse. parece ser um livro intenso demais, vou ter me preparar para enfrentar tudo isso! Excelente dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, eu também nunca havia lido nada dele e começar por esse foi bom demais! Quero ler O Anjo Pornográfico, de Ruy Castro, que conta sobre a vida de Nelson Rodrigues. Segundo uma amiga minha, ajuda a entender a histórias escritas por ele!
      Que bom que gostou da dica!
      bjs

      Excluir
  2. Oiii Renata! Adoro as suas dicas sempre anoto aqui no caderno pra lembrar depois e comprar. Caramba, eu não conhecia esse livro! Já quero <3 Agora fiquei muito curiosa em saber mais sobre ele, gostei do enredo. Gosto de autores que falam realmente a verdade sobre algumas coisas que a sociedade se mantêm calada!

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    Apenas Giz  |  Sorteio No Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, conheci Nelson Rodrigues agora... e já to doida atrás de outras obras dele! Quero ler Vestido de Noiva. Tem também, A Vida Como Ela É, em 100 contos... mas os livros são caros... snif... Esse vício em leitura é muito caro para sustentar! kkkkk

      bjs

      Excluir
  3. Nunca li nada do autor e estou na mesma situação, recebi esse livro pela TAG hahah, como ele não me chamou muito atenção (até por causa de alguns comentários negativos que eu tinha ouvido em relação ao autor) ele acabou indo direto pra estante. Fico feliz em saber que talvez ele seja melhor do que eu imaginava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, não se baseie pelas opiniões. Experimente e tenha a sua própria! Aproveite a leitura!
      Bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...