TÍTULO ORIGINAL: Nu, de Botas
AUTOR: Antonio Prata
EDITORA: Companhia das Letras
GÊNERO: Crônicas
ANO DE LANÇAMENTO: 2013
NÚMERO DE PÁGINAS: 140

SINOPSE: Em Nu, de Botas, Antonio Prata revisita as passagens mais marcantes de sua infância. As memórias são iluminações sobre os primeiros anos de vida do autor, narradas com a precisão e o humor que seus milhares de leitores já se habituaram na Folha de São Paulo, jornal em que Prata escreve semanalmente desde 2010. (...) Os textos não são memórias do adulto que olha para trás e revê sua trajetória com nostalgia ou distanciamento. Ao contrário, o autor retrocede ao ponto de vista da criança, que se espanta com o mundo e a ele confere um sentido muito particular - cômico, misterioso, lírico, encantado.


Comecei a ler esse livro despretensiosamente e, em dois dias, terminei! As crônicas do colunista da Folha de São Paulo, filho de Mario Prata, são sensacionais!

Ele tem um estilo de escrita muito fácil, direto e bem humorado. O modo como ele conta as histórias de sua infância me fizeram rir alto!!! E, pelo fato de ele ser meu contemporâneo (ele nasceu em 1977 e eu, em 1978), não houve uma crônica com a qual eu não me identificasse. Elas seguem uma ordem cronológica mas não se trata de uma história contínua. Cada crônica fala sobre um dia em sua infância.

A mais sensacional: a de título "Alô, Bozo?". Eu amava o Bozo e me sentia exatamente como ele descreveu na história! Cada detalhe descrito (até o número de telefone, achei fantástico!) me remeteu a 1980 e bolinhas... rsrs... A única diferença é que eu nunca tive coragem de ligar para o programa! kkkkk





A última crônica, "Pela Janela", me fez lembrar de um acontecimento de quando eu tinha 12 anos, quando fiz mais ou menos a mesma coisa que a garotinha citada na história. Só que com uma diferença: eu não era correspondida (ainda bem que eu era somente uma criança... rsrsrs).

Enfim, leiam este livro fantástico! É uma leitura rápida e, se você passou sua infância nos anos 80, é certeza que vai se divertir muito!!!!

Beijos e até o próximo post!!!

8 Comentários

  1. Esse livro desse ser super interessante, adoro crônicas, principalmente quando abordam a infância.
    Isso sempre acaba em histórias super divertidas.♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!

    Eu não conhecia o livro, mas gostei das história, parece ser mesmo uma leitura rápida e leve, acho que vou gostar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Ei Renata!!! Parece ser super divertido esse livro.. agora estou me aventurando mais em livros com contos e você me instigou a ler esse!

    Beijinho
    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do gênero. Mas pelo o que você descreveu para ser uma leitura bem divertida e prazerosa. Seria uma ótimo primeira vez e quem sabe eu não leia mais crônicas. beijos ♥️

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente sim! Eu também nunca havia lida nada dele (nem a coluna na Folha de Sao Paulo) e adorei a experiência!

      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...