ÚLTIMAS RESENHAS

Amigas para Sempre - Kristin Hannah

5.6.16

TÍTULO ORIGINAL: Firefly Lane
AUTORA: Kristin Hannah
GÊNERO: Ficção
EDITORA: Arqueiro
ANO DE LANÇAMENTO: 2014
NÚMERO DE PÁGINAS: 448
SINOPSE: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas, costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó.
Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte da família.
Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena.
As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas.
Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra - e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto curar.

Oi pessoal, hoje vou falar sobre essa leitura recentemente concluída, que mexeu demais comigo. Como sempre, Kristin Hannah arrancando lágrimas, muitas, dos olhinhos desta pessoa.

A história fala da amizade entre Tallulah Hart e Kathleen Mularkey, iniciada na década de 70, como dito na sinopse. A amizade tornou-se tão forte que eram conhecidas como uma pessoa só, TullyeKate. Tully por ser uma pessoa muito solitária, pois a mãe, além de viciada, não dava a mínima para ela, não tinha com quem conversar sobre seus dramas de adolescente e, quando sofreu um estupro aos 14 anos, encontrou Kate, com quem decidiu se abrir, mesmo sem conhecê-la.

A partir daí elas se tornaram inseparáveis, e Tully sempre foi a mais atirada das duas. Ela bolava os planos para o futuro das duas, de que fariam faculdade juntas, trabalhariam juntas, até o final.

Mas a vida acabou encaminhando cada uma por uma trilha diferente: Tully tornou-se uma jornalista de sucesso que não tinha tempo para um relacionamento sério com homem nenhum e Kate, apesar de tentar seguir pela mesma carreira da amiga, conforme planejaram quando jovens, acabou se casando e virando dona de casa, mãe de três filhos. Contudo, nem assim o sentimento diminuiu. Uma sempre estava lá com a outra nas dificuldades e apertos.

A traição da qual é falada na sinopse é um fato que realmente abala a amizade das duas, trinta anos depois, sendo que elas ficam mais de um ano sem se falarem. Entretanto, um acontecimento dramático quebra o silêncio entre as duas.

Chorei muito mesmo no final desse livro. O que aconteceu mexeu demais comigo, pois é um fato que ocorreu na minha família, apesar de com bem menor gravidade, graças a Deus. Enfim, essa história linda de amizade merece ser lida pois mostra que podemos perdoar sim se o sentimento for verdadeiro. Lendo esse livro, percebi como a maioria das amizades é muito superficial. Se alguém se diz sua/seu amiga/o, será que essa pessoa faria qualquer coisa por você?

Uma passagem do livro que gostei muito:

"Mas os dois se amavam. Com o passar do tempo e a sabedoria que ele dá, Tully tinha certeza disso. Também sabia que o amor não evaporava. Ele esmaecia, talvez, perdia a cor como objetos deixados ao sol, mas não sumia."

Bem, é isso. Termino essa resenha (se é que já posso chamar meus posts de resenha) com o sentimento de que não podemos deixar nada para amanhã. Se pudermos, façamos hoje. Nunca deixe de dizer "Eu te amo" para as pessoas queridas. Abrace, beije e sinta com toda a intensidade. Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS