#Resenha - Os Criadores de Coincidências - Yoav Blum

TÍTULO ORIGINAL: The Coincidence Makers
AUTOR: Yoav Blum
GÊNERO: Romance
EDITORA: Planeta
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
NÚMERO DE PÁGINAS: 320

SINOPSEE se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos? Neste romance best-seller do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista – mas ele não depende de sorte ou intervenção divina. Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie sobrenatural de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas. Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor. Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.



Olá pessoal! Vamos de literatura isrelense? Esse livro me conquistou pelo título. Estava rodando pela livraria sem pretensão nenhuma rsrsrs e me deparei com ele. Como estava sozinha e com tempo disponível, decidi pegá-lo e começar a lê-lo ali mesmo. Sentei em uma das poltronas da Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos e fui.... Daí, tive que levar para casa hahahahaha. Confesso que a primeira atração se esvaiu depois de mais algumas páginas lidas, comecei a achar o livro super viajante, sem pé nem cabeça, mas conforme foram passando as páginas, fui me encantando pela história.

Você acredita em coincidências ou acha que tudo o que acontece na vida não é por acaso? Acredita em "insights" ou acham que alguém colocou alguma situação na sua frente de propósito? Os criadores de coincidências são "pessoas" quase invisíveis, que ajustam as situações para os acasos da vida. A história conta que, para ser um criador de coincidências, deve ser feito um curso com o objetivo de se aprender as técnicas necessárias para se gerar coincidências. Nesse livro temos a história de Eric, Emily e Guy que fazem esse curso e se tornam criadores de coincidências, cada um na sua especialidade. 

Na verdade se trata de uma história romântica, que traz uma carga de explicações sobre o amor, e foi isso que me encantou nesse livro. No decorrer da história temos alguns melodramas passados por nossos personagens, e por pessoas para as quais eles deveriam criar coincidências, intercalando com páginas de explicações teóricas sobre sua criação.




Tem muitas passagens legais em suas páginas, dentre elas:

“Você não precisa sempre tomar decisões. Pode só sentir e se deixar levar pelo que acontece, daí vai saber qual a escolha certa. Viver é uma coisa que se faz agora, não depois.”

"A coragem é, de fato, importante. Mas as pessoas não entendem o que exatamente constitui a coragem. Toda escolha envolve abrir mão de alguma coisa, e a coragem necessária para fazer esse sacrifício depende de quão intenso é seu desejo. Porque, no final, não se pode estar sempre certo em suas escolhas. De vez em quando você vai errar, e talvez não apenas de vez em quando."

As últimas 50 páginas foram as mais envolventes onde realmente a trama começou a fazer sentido e seu fechamento foi surpreendente e lindo!!!!! <3 <3

Não diria que é um dos melhores livros que já li mas tem o seu valor. Deixa a mensagem de que, apesar de acharmos que estamos percorrendo caminhos tortuosos, podemos ser surpreendidos no final. Fica a dica!

Beijos e até a próxima!!!!

2 comentários

  1. O título, e o começo de sua descrição, logo me remeteram para o filme de 2011 "Os agentes do destino", só que narrado por um dos agentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não assisti a esse filme mas lendo a sua sinopse vi que realmente é parecido. Vou assistir! :*

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo