TÍTULO ORIGINAL: Paulo e Estêvão
AUTOR: Francisco Cândido Xavier (ditado pelo espírito Emmanuel)
GÊNERO: Romance
EDITORA: FEB - Federação Espírita Brasileira
ANO DE LANÇAMENTO: Essa edição é de 2016
NÚMERO DE PÁGINAS: 510
SINOPSE: Quem era Paulo de Tarso? Um fariseu fanático, obstinado perseguidor de cristãos e da nascente doutrina cristã? Ou um ser predestinado por determinação divina, que recebeu a dádiva da aparição de Jesus, em gloriosa visão às portas da cidade de Damasco, convertendo-se ao Cristianismo? A leitura deste livro nos mostrará a grandeza de Paulo de Tarso. Corajoso, intrépido e sincero que, arrependido de uma postura radical que culminou no apedrejamento de Estêvão – o primeiro mártir do Cristianismo –, humildemente empreendeu acelerada revisão de conceitos e atendeu ao chamado de Jesus. Entre perseguições, enfermidades, zombarias, desilusões, deser- ções de companheiros, pedradas, açoites e encarceramentos, transformou sua vida num exemplo de trabalho através de dezenas de anos de luta, empenhado em abrir igrejas cristãs e dar-lhes assistência. Em algum ponto da vida todos recebemos um chamado do Cristo. Que temos feito? PAULO E ESTÊVÃO fará você compreender como o amor apaga a multidão de faltas cometidas.
Olá pessoal! Finalmente saiu mais uma resenha. Estava precisando diversificar mais minhas leituras e parti para os livros edificantes. Peguei Paulo e Estêvão emprestado da minha mãe, que nem terminou de ler, mas o que as mães não fazem pelos filhos??? rsrs
Escrito em 1941, o romance conta a saga de Paulo de Tarso em perseguir os primeiros apóstolos cristão de Jesus. Ditado pelo espírito Emmanuel e psicografado pelo médium Chico Xavier, o livro nos leva ao nascimento do Cristianismo, quando imperavam as Lei de Moisés.
Saulo, que depois adota o nome Paulo, cometeu erros criminosos, perseguindo e condenando cristãos, embora com o intuito de servir a Deus. Ele odiava o Cristo que não conseguia compreender. Teve que enfrentar Sua palavra até quando descobrira que sua amada Abigail fora convertida. Porém, em sua extensa caminhada à Damasco em busca de Ananias que, em sua visão, havia desencaminhado Abigail, Saulo tem a visão que o faz se entregar a Jesus e seguir o Evangelho. Ele se arrepende de seus erros e decide mudar o rumo de sua vida, pregando os ensinamentos de Jesus. Em sua peregrinação por diversas cidades enfrenta lutas ásperas, noites ao relento, ameaças, sacrifícios, dores morais.
Paulo não desanimava mesmo assim, sempre se mantendo firme, ensinando a renúncia e o culto do bem. Viveu de seu trabalho e aceitou os sofrimentos com humildade. Aproveitava cada ocasião para repassar os ensinamentos de Jesus, até quando fora preso. Quando não podia se fazer presente fisicamente, Paulo escrevia suas epístolas e as enviava às igrejas das cidades por onde passava.
Contou com a ajuda de alguns amigos para seu amadurecimento e crescimento espiritual. Além de Estevão, seu maior exemplo e Abigail, sua amada, teve Simão Pedro, Tiago e Lucas, que permaneceu com ele até o fim.
As passagens do livro nos levam a refletir sobre o que fazemos e o que efetivamente poderíamos fazer para melhorar as coisas ao nosso redor. Pequenas atitudes que podem mudar o mundo. Várias são as passagens que fazem nos emocionar. O livro é longo, com uma linguagem difícil, que a princípio achei que teria que lê-lo com o dicionário do lado, mas o contexto é simples de se entender.
Esse é o tipo de livro que TODOS devem ler. É uma obra histórica indispensável, independente de religião. Não tenham receio de iniciar a leitura, é um livro para ser lido e absorvido vagarosamente, pois cada passagem é muito importante. Quando comecei achei que demoraria uns 2 meses para terminar, mas acabei em 18 dias. É um livro para a vida.
Beijos e até a próxima!!!!